A fabricante norte-americana anunciou hoje que tem estado a trabalhar numa nova tecnologia que "acordará" o computador sempre que o utilizador receber chamadas em VoIP ou pedidos de transferência de dados, enquanto o equipamento está em modo sleep.



O sistema, denominado Remote Wake, estará disponível a partir do próximo mês e permitirá que os utilizadores façam do seu computador uma espécie de atendedor de chamadas sempre que não se encontram por perto.



Até aqui, os computadores teriam de permanecer totalmente ligados para receber uma chamada telefónica, o que implicava um maior consumo energético. Para alertar o utilizador, o computador poderá activar o seu microfone e modo alta-voz para dar início à chamada telefónica.



A tecnologia estará disponível para computadores baseados em Intel 4 Series Express Chipsets e não se restringe apenas a computadores. Segundo um comunicado da Intel, o sistema abrange outros terminais que possuam um sistema de ligação à Internet, como telemóveis, PDAs e outros dispositivos, desde que estes disponham de um software VoIP integrado.



A fabricante espera que esta capacidade acabe por ser alargada a outras tarefas, permitindo o acesso remoto a ficheiros armazenados no computador, o que, sublinha a Intel, dará outra liberdade aos trabalhadores que poderão desta forma aceder ao seu computador de casa a partir do PC do escritório.



Para dar o pontapé de saída, a Intel conta já com uma parceira para o Remote Wake. Trata-se da Jajah, uma empresa de serviços de telefonia sobre IP que garantirá desde já um software de suporte à tecnologia.



O equipamento que inclua a aplicação third-party terá acesso directo à rede Jajah permitindo que o utilizador efectue e receba chamadas em VoIP e de forma gratuita em qualquer parte do mundo.



Notícias Relacionadas:

2008-07-28 - Intel integra consórcio para fabrico de PC de baixo custo em Portugal