É hoje anunciada pela Intel a sua nova plataforma de computação que actualiza o Centrino e introduz um conjunto de novidades que prometem ajudar a melhorar a próxima geração de laptops.



Entre as principais inovações da plataforma - que integra o processador Core 2 Duo, o chipset e um chip wireless - destacam-se a introdução de memória Flash, que ajudará a garantir uma melhor performance e um período de vida da bateria mais elevado.



A introdução da memória flash vai aliviar o sistema e canalizar alguns dados recebidos no PC, como sejam a informação proveniente de leitores digitais e câmaras digitais, já que é mais fácil garantir-lhes o acesso por essa via, de uma forma menos exigente em termos de consumo energético.



Os novos Santa Rosa, nome de código, vão também garantir ligações Wi-Fi até cinco vezes mais rápidas que as actuais (até 300 Mbps) e gráficos melhorados e com maior performance.



Para as empresas, as grandes vantagens do novo Centrino Pro passam por tornar mais fácil a gestão dos parques de equipamentos, em questões como as actualizações de software, por exemplo. Outra das vantagens é a possibilidade de tirar partido de tecnologias de virtualização.



A introdução da nova plataforma de computação no mercado dá à Intel perspectivas optimistas para o resto do ano. A fabricante acredita que os novos processadores de alto desempenham lhe permitirão manter a vantagem junto da principal concorrente, a AMD, mas também contribuir para dar novo fôlego ao mercado.



À semelhança do que já defenderam também alguns fabricantes é com a nova geração de processadores que a utilização do Windows Vista pode ser potenciada. È por isso que oos Santa Rosa têm criado expectativa, quer à Intel, quer aos fabricantes que antecipam um aumento das vendas de novas máquinas, sobretudo no segmento empresarial, até final deste ano.



Notícias Relacionadas:

2006-03-08 - Intel revela tecnologias para a mobilidade e "personalização" da Internet