Depois do adiamento de alguns meses devido a um problema técnico, a Intel apresentou hoje ao mercado os novos Centrino, numa actualização que trouxe àquela linha de processadores para portáteis maior velocidade e funcionalidades multimédia melhoradas.



Os novos processadores, com o nome de código Sonoma, deverão integrar 80 modelos de notebooks no imediato e mais 150 até ao final do ano, segundo reportam as principais agências internacionais de notícias, citando a Intel. O preço e outros detalhes ainda não foram revelados pela fabricante que tinha agendada, para o final do dia de hoje, uma conferência de imprensa.



A actualização à linha Centrino supõe rádio Wi-Fi de maior capacidade, um microprocessador mais rápido e um chipset com capacidades gráficas e sonoras integradas mais poderosas. Inclui igualmente suporte para ligações mais rápidas a periféricos através de uma tecnologia denominada PCI Express.



O novo pacote de chips irá tornar-se na peça central do Mobility Group da Intel, uma das cinco novas unidades de negócio criadas mediante a reestruturação organizacional anunciada na passada segunda-feira (ver Notícias Relacionadas). Na área da mobilidade estarão também incluídos os chips da fabricante para telemóveis, um sector que até agora está longe de conseguir o êxito alcançado pela sua par.



A tecnologia Centrino tem sido encarada pelos analistas como um dos maiores êxitos da Intel, já que lhe permite vender um bundle de três chips - um microprocessador, o chipset de suporte e o processador wireless - mediante uma marca única. Isto porque os fabricantes só podem usar a marca Centrino se comprarem o conjunto completo de processadores Intel.



Notícias Relacionadas:

2005-01-18 - Intel reorganiza linhas de produtos e cria duas novas áreas

2005-01-12 - Intel reporta resultados acima do esperado no quarto trimestre de 2004

2004-09-09 - Intel demonstra dual core e nomeia sucessoras da plataforma Centrino