A Intel Corporation anunciou recentemente a disponibilidade do IA-32 Execution Layer (EL), um software para máquinas equipadas com o processador Intel Itanium 2, que corram sistemas operativos Windows da Microsoft. A tecnologia EL IA-32 pretende proporcionar maior flexibilidade aos clientes ao aumentar o desempenho de muitas aplicações 32 bits, e ao facilitar a migração de clientes para plataformas Itanium 2 que corram Windows, explica a gigante dos processadores em comunicado enviado à imprensa.



IA-32 EL é suportada em Windows Server 2003 Enterprise Edition para sistemas baseados em arquitectura Itanium de 64 bits, Windows Server 2003 Datacenter Edition para sistemas baseados em arquitectura Itanium de 64 bits, e Windows XP 64-Bit Edition. Este software encontra-se disponível para download em http://www.microsoft.com/windowsserver2003/64bit/ipf/default.mspx, e durante a segunda metade deste ano será disponibilizado enquanto parte do Microsoft Windows Server 2003 Service Pack 1.



"Apesar da arquitectura do processador Itanium ter sempre suportado aplicações 32-bits, esta nova abordagem melhora o desempenho e proporciona maior flexibilidade para futuras actualizações e escalabilidade", garante Mike Fister, da Intel. "O aperfeiçoamento EL irá prestar uma grande ajuda aos clientes que executam principalmente código 64-bits, mas que necessitam também de suporte ao software 32 bits", afirma, por sua vez, Bob Muglia da Microsoft.



Segundo a Intel, o EL IA-32 é um pacote de software integrado com o sistema operativo. Processadores Itanium 2 proporcionam suporte para aplicações 32-bits usando hardware on-die. No entanto, com o EL IA-32, o suporte para aplicações 32-bits será executada por software. Após a instalação, a execução de aplicações 32-bits corre de forma transparente através do EL IA-32. No momento de execução, o EL IA-32 traduz o código da aplicação em código nativo da arquitectura Itanium, e permite-lhe correr como se se tratasse de código nativo.



Notícias Relacionadas:

2003-09-08 - Intel reduz preços de Itanium 2 para aumentar vendas

2002-07-09 - Segunda geração do processador Itanium da Intel já está disponível