A pensar nos OEMs (Original Equipment Manufacturers - fabricantes que vendem equipamento informático a um revendedor para este ser comercializado com o nome de outra marca) e nos integradores de produtos, a Intel anunciou hoje o lançamento de quase uma dezena de novos produtos que consistem em blocos funcionais para servidores.



Neste grupo incluem-se placas de servidores, chassis, controladores RAID e software de administração de sistemas informáticos empresariais. Estas plataformas de servidores baseiam-se, em grande parte, no processador Xeon e no chipset E7500 da fabricante de semicondutores.



Os três produtos mais importantes deste pacote são três placas de servidor que integram processadores Intel Xeon e uma plataforma integrada de quatro vias com o chip Xeon MP. Este conjunto oferece uma linha completa de placas de servidor com processadores duplos.



Integrada com o novo chassis Intel Server Chassis SR1300 de 1U e Intel Server Chassis SR2300A de 2U, a Intel Server Board SE7500WV2, está optimizada para a configuração em forma de rack de servidores de elevada densidade. Esta placa de servidor pode ser integrada nas ofertas de servidores dos OEMs de forma a ir de encontro às necessidades de uma série de aplicações relacionadas com a Internet, como os clusters de elevado desempenho, as firewalls, a transmissão de conteúdos multimédia e o software servidor de correio electrónico.



A segunda placa agora lançada é a Intel Server Board SE7500CW2. A fabricante de semicondutores garante que se trata de "um servidor flexível concebido para fornecer soluções baseadas no Xeon destinadas ao segmento de sistemas informáticos empresariais acessíveis, adequando-se assim para as PMEs.



Equipada com o novo chassis de servidor SC5200, a Intel Server Board SHG2 pode ser empregue para implementar servidores com vários fins de utilização e de elevado desempenho, estando adaptada para tarefas mais exigentes como uma base de dados de aplicações.



Também no dia de hoje, a fabricante de semicondutores revelou o lançamento da plataforma de servidor SRSH4 destinada para o processador Xeon. Na verdade, trata-se de um servidor de quatro vias concebido com base no chip Xeon MP - adequado para tarefas informáticas que exigem um elevado desempenho. Outra plataforma de servidor também lançada pela Intel foi a SPSH4. Estas duas peças de hardware destinam-se a utilizações exigentes, desde data centers de grandes departamentos até servidores intermédios e de aplicações de back-end.



Com vista ao segmento de mercado de servidores de gama baixa, a Entry Server Board S845WD1-E é uma placa de servidor baseada no processador Pentium 4, adequando-se a aplicações e tarefas de servidor de um só processador. O chipset E845 serviu também de base para este produto. A Intel afirma que esta placa possui "vantagens e características únicas que não se encontram nos sistemas desktop, incluindo memória ECC DDR, adaptadores de servidor 10/100, controladores ATA RAID e monitorização de hardware".



A Intel oferece ainda uma actualização opcional aos seus controladores RAID, para quem pretender uma protecção mais avançada. Neste grupo de controladores insere-se o SRCMR, que converte o canal SCSI incorporado na placa num RAID completo.



O software Intel Server Management da Intel também sofreu algumas alterações. Este programa oferece a possibilidade de administrar completamente o servidor nas placas de servidor de elevado desempenho, sem que seja necessário instalar uma placa de administração remota. Desta forma, os utilizadores podem monitorizar e administrar à distância o servidor.



Para ajudar a suportar e manter estes novos produtos, a Intel lançou ainda uma nova versão do Server Maintenance Reference Training (SMaRT) Tool 4.1, um CD-ROM interactivo gratuito que contém informação que permite auxiliar os utilizadores a encontrarem rápida e facilmente peças, processos de substituição e informação de suporte técnico em todos os países do mundo.


Notícias Relacionadas:

2002-05-28 - Intel Developer Forum de Munique debate aplicação de Lei de Moore às comunicações

2002-03-20 - Intel lança processador duplo Pentium III para servidores blade "ultra-densos"


2002-02-25 - Intel lança novos processadores Xeon para servidores de gama de baixa