Está completa a primeira ronda do calendário de lançamentos da Intel para 2010. Depois dos Atom, que chegam ao mercado esta semana, a fabricante anuncia agora os novos elementos da família de processadores Core.

Conhecidos até agora pelos nomes de código Clarkdale, no que diz respeito aos desktop, e Arrandale, destinados aos portáteis, os novos modelos serão comercializados sob a denominação Core i3, i5 e i7.

Produzidos mediante o processo de fabrico de 32 nanómetros, os Core i3, i5 e i7 incluem unidade de processamento gráfico (GPU), permitindo um melhor processamento de vídeo em alta definição sem recurso a placa adicional, e melhorando o desempenho em 3D, refere a fabricante.

As séries i5 e i7 contam ainda com funcionalidades de Turbo Boost, uma tecnologia que acelera um ou mais núcleos do processador de forma dinâmica, dependendo da aplicação em uso no PC.

A velocidade de relógio dos chips destinados aos desktop vai de 2,93 GHz a 3,06 GHz nos Core i3 e de 3,20 GHz a 3,46 GHz nos Core i5. Os preços situam-se entre os 113 e os 284 dólares, em lotes de mil unidades.

Nos processadores para portáteis a velocidade de relógio varia entre os 2,13 GHz e os 2,66 GHz. A venda de lotes de mil unidades tem um preço de referência a começar nos 241 dólares e a terminar nos 332 dólares.

Estes e outros processadores serão, com certeza, "mostrados" pela Intel e as suas parceiras durante mais uma edição da CES, cujo início está marcado para o próximo dia 7 de Janeiro.