O Intel Developer Forum, que decorreu esta semana nos Estados Unidos, serviu de montra para um conjunto de novidades da Intel para a área de notebooks, fieis ao princípio da redução de consumos de energia.



Um das principais novidades foi o novo chipset 855GME, concebido a partir de uma tecnologia que permite poupanças de custos, ao nível da energia consumida pelos ecrãs. A nova geração de processadores para dispositivos móveis (Xscale) foi outra das estrelas do evento. Com o nome de código Bulverde este processador permite introduzir capacidades de computação aos telefones móveis, ou outros dispositivos wireless.



Os primeiros dispositivos móveis equipados com o chips Bulverde deverão estar no mercado no primeiro trimestre do próximo ano. No evento, a Intel afirmou estar na trabalhar numa nova tecnologia, que irá suceder ao Centrino, lançado já este ano pela empresa para a área móvel. A Sonoma será composta por um processador, um chipset e um módulo wireless wi-fi e deverá estar concluída no segundo trimestre de 2004.



O objectivo da Intel com os novos lançamentos é "impulsionar o crescimento do mercado de notebooks", relata a ZDnet. Os novos chips desenvolvidos pela empresa procurarão contribuir para essa meta, entre eles, o chipset 855GME que deverá permitir redução de consumo energético do ecrã na ordem dos 25 por cento. A empresa assume no entanto, que esta redução de consumo possa ter algum impacto na experiência do utilizador.



Quanto à nova versão do Pentium M (como o nome de código Dothan) a empresa espera que esteja no mercado ao longo do último trimestre e avançou que o mesmo irá dispor de 140 milhões de transístores, uma memória cache de 2 MB e será fabricado com a tecnolofia de 90 manómetros, batendo assim as dimensões anteriores e custos de fabrico.



Notícias Relacionadas:

2003-04-14 - Intel lança processador Pentium 4 de 3 GHz e chipset i875P com bus de 800 MHz

2003-03-12 - Intel reforça aposta no conceito de mobilidade através do Centrino

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.