A Intel anunciou que vai atrasar o lançamento do seu novo chip para notebooks, o Pentium M com o nome de código Dothan. O atraso servirá para fazer alterações nos circuitos do processador, segundo afirmou Paul Otellini, presidente da empresa numa conference call citada pela C|Net e irá remeter a comercialização de Fevereiro para o segundo trimestre do ano.



O primeiro chip para notebooks concebido através de um processo de 90 nanómetros, que deveria ter sido comercializado ainda no último trimestre de 2003, deverá assim estar mais algum tempo em testes de validação para resolver uma falha nos circuitos que comprometia as funcionalidades do chip.



O presidente da empresa esclareceu que a falha detectada não compromete a performance do chip mas obriga ao redesenho dos circuitos pelo que se torna impossível manter a data de lançamento prevista.



Em Fevereiro será também lançada uma nova versão do Pentium 4. O Prescott é o primeiro chip para desktop concebido com base em tecnologia de 90 nanómetros e também sofreu já atrasos no lançamento.



Ambos os processadores irão oferecer maior velocidade de relógio e outros melhoramentos ao nível da performance. Para a Intel representam menores custos de fabrico para um melhor resultado final, uma vez que são concebidos a partir da tecnologia de 90 nanómetros o que permite reduzir o seu tamanho e complexidade, face aos actuais chips concebidos através de um processo de 130 nanómetros.



Na conference call o representante máximo da empresa reafirmou a sua vontade de incrementar a produção de chips a partir da tecnologia de 90 nanómetros e sublinhou a vontade da Intel em concentrar parte significativa das vendas nos chips para computadores de baixo custo. Nesse sentido, o responsável insinuou que a Intel pode vir a oferecer várias versões do Pentium 4 com diferentes velocidades de relógio.



Notícias Relacionadas:

2003-12-15 - Novo processador Prescott da Intel mantém designação Pentium 4


2004-01-06 - AMD e Intel anunciam novos processadores para computadores portáteis


2003-09-18 - Intel apresenta novidades para a computação móvel

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.