Depois de ter lançado há duas semanas a nova plataforma tecnológica para computação móvel, a Intel anunciou hoje três novos processadores destinados a computadores de bolso, ou PDAs. Os novos processadores baseados na tecnologia XScale pretendem garantir maior desempenho e menor consumo de bateria de forma a assegurar a capacidade de suporte para as novas funcionalidades dos PDAs.



Os processadores baseados na tecnologia Xscale apresentam várias vantagens em relação ao processador PXA250 apresentado há um ano atrás. Este modelo será substituído pelo PXA255, agora lançado, que garante já um melhor desempenho de sistema e de bateria dos PDAs. A velocidade do bus interno do processador foi duplicada e a Intel reduziu a voltagem para 1,3 volts na versão de 400 MHz, o que resulta numa redução superior a 30 por cento do consumo de energia.



Na família PXA26x a Intel adicionou dois novos processadores, o PXA263 e o PXA260, que facilitam o upgrade fácil de PDAs para os fabricantes. O Intel PXA263 integra memória e processador num só chip garantindo uma única aplicação e menor ocupação de espaço. Está disponível em velocidades de 200 MHz, 300 MHz, 400 MHz e acumula 32 MB de memória StrataFlash. Este tipo de design tem a vantagem de reduzir o número de componentes integrado num PDA e permite a fabricante criar novas funcionalidades, incluindo a capacidade de executar aplicações de alto desempenho como descodificação de vídeo MPEG4.




A Intel tenciona continuar a alargar a tecnologia Xscale de acordo com a qual tem vindo a desenvolver processadores para PDAs e telemóveis, mas também para outros dispositivos portáteis como Smart Displays e leitores de media portáteis. A empresa afirma que estes equipamentos têm cada vez mais necessidade de processamento e memória aumentar já que integração novas funcionalidades como o suporte a ligações de Internet, ecrãs a cores e câmaras fotográficas e de vídeo.



Os novos processadores PXA263 e PXA260 estão já disponíveis para teste mas só serão produzidos em grandes volumes no segundo trimestre deste ano. Pelo contrário, o PXA255 está já a ser integrado em equipamentos por vários fabricantes como a Acer, Casio, Dell, Intermec, Symbol e Toshiba.

Notícias Relacionadas:

2003-02-12 - Intel lança novo chip Manitoba para telemóveis

2002-10-15 - Intel revela chips para dispositivos sem fios