No meio das várias novidades anunciadas na semana passada pela Intel no decorrer do Intel Developer Forum (IDF), a empresa de semicondutores comunicou uma nova iniciativa que pretende definir um interface de armazenamento destinado especificamente aos equipamentos móveis e electrónica de consumo. A gigante norte-americana associou-se com líderes da indústria de dispositivos e armazenamento e espera-se que a especificação esteja completa na primeira metade de 2005, devendo os primeiros produtos chegar ao mercado pouco tempo depois.



Com a Hitachi, Marvell Semiconductor, Seagate e Toshiba America, a Intel vai desenvolver o interface padrão para discos rígidos de pequenos formatos, considerando as necessidades de baixa voltagem, um pin count baixo, eficiência eléctrica, economia e facilidade de integração, especifica um comunicado da empresa.



A iniciativa foi designada de CE-ATA e Knut Grimsrud, Senior Principal Engineer de CE-ATA da Intel, afirma que "com o crescimento explosivo dos dispositivos portáteis de consumo, a iniciativa CE-ATA responde a uma necessidade urgente de criar uma interface pequena e eficiente para discos de pequenos formatos".



A CE-ATA vai funcionar de forma semelhante à organização de Serial Ata (SATA), mas está a ser desenvolvida separadamente porque as aplicações de consumo portáteis e de dispositivos de mão não têm as mesmas exigências de transferência de dados da computação tradicional, explica a Intel no mesmo documento.



No mesmo dia foi ainda anunciado um desenvolvimento interno da organização SATA, no qual já participam mais de 20 empresas. No IDF foi comunicada a formação da Organização Internacional de Serial ATA (SATA-IO), formalizando a iniciativa que até agora decorria sem uma associação comercial normalizada.



Segundo o alinhado em comunicado, a nova organização mantém o roadmap definido para esta especificação de interface para produtos de armazenamento e planeia aumentar o número de membros para incluir fabricantes de equipamentos ópticos, fabricantes de controladores e discos rígidos, fabricantes de sistemas e empresas no ramo do desenvolvimento de semicondutores para armazenamento e outras tecnologias para computadores.

Notícias Relacionadas:

2004-09-09 - Intel demonstra dual core e nomeia sucessoras da plataforma Centrino

2000-12-22 - Intel divulga disponibilidade do SATA 1.0