Aproveitando mais uma edição do Intel Developer Forum, a Intel revelou hoje algumas novidades do seu roadmap para os próximos meses. A próxima geração de processadores Intel Core, com o nome de código Sandy Bridge, vai marcar a chegada ao mercado dos primeiros chips baseados na nova micro-arquitectura "visivelmente inteligente" da fabricante, suportada em tecnologias de processo de 32 nanómetros, com transístores de portas de metal high-k de segunda geração.



A nova família de processadores Intel incluirá uma nova arquitectura de anel, que permite que o "motor de gráficos integrados no processador partilhe recursos tais como a cache, ou uma reserva de memória, com o núcleo de um processador a aumentar o desempenho de computação e gráficos de um dispositivo", detalha a empresa, assegurando que as mudanças não têm implicações ao nível da eficiência energética.



Esta segunda geração de processadores Core inclui ainda uma versão melhorada da tecnologia Turbo Boost, que muda ou realoca automaticamente núcleos do processador e recursos gráficos do processador, em função da carga do trabalho e foi desenvolvida a pensar numa melhor resposta às tarefas que hoje centram a atenção de quem utiliza PCs, diz a Intel. Vídeo HD, 3D, jogos mainstream, multi-tarefas e socialização online e multimédia são alguns dos exemplos apontados.



"A nossa próxima família de processadores Core de 2ª geração representa o maior avanço no desempenho e capacidades de computação em relação a qualquer geração anterior", assegura Dadi Perlmutter, vice-presidente executivo e director-geral do Grupo Intel Architecture. O mesmo responsável explica que as características, que chegarão primeiro aos computadores portáteis, serão progressivamente escaladas para o restante portefólio de produtos de computação integrada e servidores data center.



Esta nova geração de processadores da Intel começa a ser produzida no final do ano e deve chegar ao mercado no início de 2011. De acordo com a Intel a disponibilidade das versões para portáteis e PCs de secretária acontecerão quase em simultâneo.



A líder mundial dos processadores aproveitou ainda o evento para mostrar um software de videoconferência a correr num servidor de processador Intel Xeon de próxima geração, utilizador dos 32 threads disponíveis no sistema. Os novos Xeon correm 8 núcleos e 16 threads por processador e devem entrar em produção na segunda metade de 2011.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.