A Intel enviou ontem uma mensagem para a mailing list de programadores Linux dando conhecimento que iniciou um programa open source, através do qual disponibiliza um módulo de software de suporte para que o sistema operativo possa tirar partido da plataforma Centrino, na sua componente wireless para norma 802.11b.



O módulo de software está disponível no site Source Forge que tipicamente reúne projectos de colaboração open source, refere a mensagem enviada por James Ketrenos, programador da Intel.



A plataforma Centrino inclui um processador Pentium M, um módulo de rede wireless e um chipset que liga as diversas componentes, assim como outros sub-sistemas de computação. Embora o Linux consiga correr no processador Pentium M, inserido na plataforma, a única forma que tinha, até aqui, de aceder à componente wireless da plataforma era recorrendo ao driver de software disponibilizado para sistemas Windows da Microsoft.



A decisão da Intel em garantir suporte à comunidade Linux, facilitando a integração do sistema operativo no Centrino, surge em resposta à pressão efectuada pela comunidade Linux para que a fabricante de chips fornecesse suporte mais adequado para Linux, como fez especificamente para o Windows.



Em resposta, a Intel assegurou em Fevereiro que passaria a disponibilizar em simultâneo o software de suporte necessário aos dois sistemas operativos, para facilitar o acesso às funcionalidades wireless, dando o primeiro passo nesse sentido menos de um mês depois.



Perto do fim do ano deverão surgir novos módulos de software - quer para Windows, quer para Linux - que permitirão aos programadores tirar partido dos standards wireless 802.11a e 802.11g, adiantou fonte da Intel em declarações citadas pela C|net. Antes disso, as ferramentas de suporte vão versar as versões b e g do standard 802.11, segundo adiantou a mesma fonte.



Ainda segundo a C|net, o atraso da Intel na disponibilização de software de suporte para Linux teve a ver com o receio de que fossem reveladas informações proprietárias, no âmbito da comunidade, já que a componente wireless da plataforma dispõe de um módulo proprietário.



Notícias Relacionadas:

2003-06-02 - Intel desliga software Centrino que bloqueia PCs que usam VPNs sobre Windows XP

2003-03-12 - Intel reforça aposta no conceito de mobilidade através do Centrino