A Intel anunciou uma parceria com a Asustek para a comercialização em massa de PCs de baixo custo nos mercados em vias de desenvolvimento, já a partir deste ano. A fabricante já tinha uma iniciativa de desenvolvimento de PCs de baixo custo que se dirigiam ao mesmo tipo de mercado, mas sem contemplar a produção em massa de equipamentos.



Exemplo desse trabalho são os contratos assinados com alguns governos asiáticos no ano passado para a utilização dos Classmate, os equipamentos que davam forma à iniciativa no terreno ao longo do último ano.



Os novos PCs portáteis desenvolvidos no âmbito da parceria com a Asustek - maior fabricante mundial de motherboards - vão ter ecrãs mais pequenos que os laptops normais e um preço entre os 199 e os 299 dólares. A sua comercialização será feita directamente nas lojas, usando os circuitos normais de comercialização.



As previsões das empresas apontam para que os primeiros equipamentos cheguem às lojas em Julho ou Agosto e estimam que até ao final do ano as vendas atinjam as 200 mil unidades, ultrapassando largamente os pouco mais de mil PCs vendidos disponibilizados pela Intel no ano passado aos governos asiáticos.



Recorde-se que o projecto de Nicholas Negroponte, One Laptop per Child também entra em fase de produção em massa no final do verão. Os primeiros modelos deverão começar a ser entregues a partir de Outubro.



Notícias Relacionadas:

2007-01-12 - Intel inclui sistema operativo Linux em computadores para mercados emergentes