A Intel prepara para Janeiro do próximo ano o lançamento de uma nova plataforma móvel denominada Napa, onde se inclui a igualmente nova linha de processadores dual-core para portáteis Yonah. Esta nova tecnologia consegue, segundo a fabricante, um desempenho 68 por cento superior ao verificado actualmente com os seus processadores para notebooks.



Os Yonah também consomem menos energia - cerca de 28 por cento menos -, uma característica que se deve à sua capacidade de completar as tarefas mais rapidamente, mas também ao facto de terem um circuito desenhado para realmente diminuir o consumo de energia, segundo explicou Keith Kresslin, director de marketing para as plataformas móveis na Intel, numa conferência de imprensa recente.



Na mesma altura do lançamento dos Yonah serão igualmente apresentadas as máquinas que irão integrar esta nova tecnologia de processamento da Intel.



Para o primeiro trimestre de 2006 está igualmente prevista a estreia no mercado dos Viiv, computadores para a sala de estar que integram tecnologia diversa da Intel, a par do sistema operativo Windows Media Center da Microsoft e de um conjunto de tecnologias desenhadas para simplificar a utilização destas máquinas multi-facetadas (ver Notícias Relacionadas).



Recentemente, a número um dos processadores deu a conhecer uma série de parcerias na área da música e do cinema com vista ao lançamento dos PCs de entretenimento que integram a sua tecnologia Viiv. Ao todo são mais de 40 as empresas da área do entretenimento com quem a Intel tem vindo a estabelecer contacto, entre distribuidoras de filmes, editoras de música e produtores de jogos, tentando assegurar que as suas ofertas serão integradas na futura linha de computadores.



Na conferência de imprensa de ontem, os responsáveis da Intel adiantaram alguns pormenores técnicos acerca dos Viiv, nomeadamente que os futuros PCs irão integrar um processador Yonah, um Pentium D ou um Extreme Edition, dependendo daquilo que o consumidor pretender e que também terão uma variedade especial de chipsets.



Uma das características que a Intel e as fabricantes de PCs irão adicionar aos Vivv é a QuickResume, ou seja a possibilidade de ligar de forma imediata o PC, um pouco como acontece com a televisão.


Foi igualmente adiantado que os PCs Viiv irão incluir funcionalidade RAID, para que os utilizadores possam fazer o back up dos seus ficheiros em duas ou mais drives. Na segunda metade de 2006, os Viiv apresentarão duas aplicações de software - o Intel Hub Connection Technology e o Viiv Media Server - com o objectivo de facilitar a configuração de redes domésticas e a ligação de periféricos.


Notícias Relacionadas:

2005-11-30 - Intel procura parcerias na área do entretenimento preparando lançamento de PCs Viiv

2005-08-25 - Intel aposta em nova plataforma de entretenimento doméstico Viiv


2005-08-24 - Intel alinha novas direcções para o desenvolvimento de plataformas

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.