Com as empresas a darem cada vez mais importância à questão do consumo energético, a Intel anunciou a disponibilização de dois novos chips de baixo consumo no mercado. A fabricante norte-americana alarga assim a família Xeon com a introdução dos chips de quatro núcleos L5320 e L5310.



Os novos processadores de 50 watts requerem 12,5 watts de energia por cada núcleo, não comprometem o desempenho exigido pelos utilizadores e permitem "reduzir entre 35 a 60 por cento os gastos energéticos" das empresas, face aos consumos apresentado pelos actuais Quad-Core de 80 e 120 watts da Intel, diz a empresa em comunicado.



Os processadores L5320 e L5310 operam, respectivamente, a 1,86 GHz e 1,60 Ghz e integram 8 MB de cache para maior velocidade de comunicação com os dados armazenados.



Estes processadores podem ser integrados na plataforma "Bensley" e foram desenhados para serem compatíveis com as linhas de chips Intel Xeon Dual-Core e Quad-Core já existentes no mercado.



A empresa salienta em comunicado que, nos próximos meses, os chips estarão disponíveis em equipamentos fabricados por marcas como Acer, Dell, Digital Henge, Fujitsu Siemens, HP, HCL, IBM, Rackable Systems, Samsung, Verari, Wipro e outras.



No que diz respeito ao preço, para encomendas de mil unidades, o processador L5320 tem um preço de 519 dólares enquanto que o L5310 custa 455 dólares.



Desde Novembro a Intel já lançou no mercado 11 processadores Quad-Core para servidores, workstations e computadores pessoais.



Com a introdução destes dois modelos o objectivo da empresa é "responder às necessidades da indústria e oferecer avanços sem precedentes nas áreas de eficiência em consumo de energia em centros de dados", diz Kirk Skaugen, general manager da área de plataformas e servidores da Intel, em comunicado.

Notícias Relacionadas:

2007-01-09 - Intel anuncia novos processadores Quad Core

2006-09-27 - Quad Core da Intel chegam ao mercado em Novembro

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.