A Intel anunciou ontem um dos primeiros processadores duplos exclusivamente dedicados a integrar os novos servidores blade "ultra-densos", um tipo de computador bastante fino e que consome pouca energia. Este chip insere-se na série Pentium III da fabricante norte-americana de semicondutores, tem uma voltagem inferior ao normal e funciona a uma velocidade de relógio de 800 MHz.



Segundo a empresa, os sistemas de processadores duplos que contêm este processador oferecem um desempenho 63 por cento mais elevado do que os sistemas informáticos equipados com um único processador. Este Pentium III também integra algumas melhorias concebidas para servidores, como um maior suporte de memória de até 4 GBytes.



Os servidores blade "ultra-densos" contêm normalmente o maior número possível de processadores, tendo em conta a exiguidade do espaço disponível e determinadas condições temperamentais. Este tipo de sistemas tem vindo a tornar-se popular junto de fornecedores de acesso à Internet e data centers, empresas que dão prioridade à redução do consumo de energia e dos custos imobiliários.



Os computadores são geralmente utilizados em tarefas como alojamento de sites na Web e protecção através de firewalls. Os servidores blade "ultra-densos" fazem parte do mercado geral de server blades, caracterizado por servidores contendo várias motherboards juntas de uma forma vertical ou horizontal. Os servidores blade maiores são adaptados para obter o desempenho máximo em configurações de elevada densidade.



Este tipo de sistemas começou a atrair as empresas desde o final do ano passado, altura em que a HP lançou um sistema deste género, tendo sido a primeira das grandes fabricantes mundiais de computadores a apostar nesta tecnologia. Posteriormente, a Compaq também lançou um modelo próprio, o ProLiant BL e-Class.



Cada processador contido nos novos sistemas de processador duplo inclui 512 KBytes de memória cache de nível dois. Para além disso, este chip agora anunciado é o primeiro da Intel de processamento duplo e "ultra-denso" a suportar a especificação de memória PC 133 SDRAM e um bus de sistema de 133 MHz. O novo processador contém também funcionalidade de segurança como código de correcção de erros e ferramentas de administração remota.



Os processadores são produzidos mediante o processo de fabrico de 0,13 microns da Intel, o que permite obter níveis mais baixos de voltagem. Os chips vêm contidos na tecnologia de pacote uFCBGA, destinada a sistemas de dimensões mais reduzidas como servidores de elevada densidade. Prevê-se que sejam lançados novos servidores blade da Dell, Fujitsu-Siemens e IBM ainda este ano.



Simultaneamente, foram também lançadas novas motherboards de processador duplo baseadas no processador da Intel fabricadas por companhias de informática aplicada como a Force Computers, I-Bus/Phoenix e a Kontron. Estas placas-mãe destinam-se a aplicações que exigem um suporte alargado de ciclo de vida nos sectores médicos, militares, bem como nos das comunicações, transportes e automóveis, entre outros.


Notícias Relacionadas:

2002-03-12 - Especificação aberta da HP quer assegurar compatibilidade entre servidores blade

2002-01-30 - Compaq introduz ProLiant BL e-Class, um servidor que ocupa pouco espaço