A Intel anunciou hoje o
lançamento de um novo chipset i875P - anteriormente conhecido pelo
nome de código de Canterwood - e um processador correspondente Pentium 4 de 3 GHz incorporando tecnologia de Hyper-Threading. Prevê-se que dentro de poucos dias estejam já disponíveis PCs desktop e estações de trabalho da Dell, HP e Gateway equipados com os dois produtos.

Consistindo no primeiro de dois novos chipsets Intel para PCs
a serem lançados esta Primavera de forma a funcionar juntamente com
processadores da companhia, o i875P contém um bus frontal de 800 MHz, em
comparação com o máximo actual de 533 MHz, memória mais rápida e uma maior capacidade máxima para o disco rígido.

Este chipset inclui suporte de canal duplo para 400 MHz de memória
Double Data SDRAM, ou DDR400, de forma a disponibilizar a mesma
velocidade de 6,4 Gbps que o bus frontal de 800 MHz fornece. Na verdade, o bus funciona a 200 MHz mas o volume de dados transmitidos por ciclo de
relógio é quadriplicado.

A Intel pretende direccionar o chipset a aplicações multimédia e
tridimensionais. Isto porque oferece um interface AGP (Accelerated
Graphics Port
) 8X que liga a placa gráfica ao processador, um controlador integrado USB 2.0 e suporte de ATA Serial - uma forma mais rápida e relativamente nova de ligar um disco rígido ao resto do computador. Este componente oferece ainda dois canais de difusão de áudio DMA para música e aplicações de Voz sobre IP.

Outra funcionalidade deste novo produto é uma opção que permite que os
fabricantes de PCs acrescentem uma tecnologia chamada RAID (Redundant
Array of Inexpensive Disks
), de forma a que dois discos rígidos combinem a sua capacidade de armazenamento de dados, podendo ainda funcionar como rede de segurança para backups de dados.

De salientar é também a Performance Acceleration Technology (PAT), que aumenta a velocidade em que os dados se movimentam entre o processador e a memória. Em quantidades de mil unidades, o novo Pentium 4 de 3 GHz com um bus de 800 MHz poderá ser adquirido por 417 dólares. Quanto ao i875P, irá custar 50 dólares com suporte RAID e 53 dólares sem suporte RAID, em quantidades de dez mil unidades.

Estima-se que em Maio seja ainda lançado outro chipset, nome de código Springdale, que irá incluir muitas das funcionalidades do i875P, mas disponível a um preço mais acessível e com várias configurações,
destinando-se mais ao mercado de PCs desktop de massas. A versão mais popular do Springdale deverá também oferecer um bus de 800 MHz, bem como as actuais velocidades de 533 e 400 MHz da Intel.

Dentro de algumas semanas, a Intel deverá ainda lançar um novo processador Pentium 4 de 3,2 GHz, tornando-se assim o mais rápido da fabricante. A companhia deverá ainda acrescentar mais alguns modelos à sua linha de chips topo de gama a velocidades inferiores e que deverão integrar o novo bus de 800 MHz e a tecnologia Hyper-Threading.

Notícias Relacionadas:
2003-04-10 - Intel
apresenta ferramenta de correcção de bugs para Hyper-Threading

2003-02-22 - Intel
divulga futuros lançamentos de processadores para desktops

NOTA DE REDACÇÃO (2003-04-15 10:42:00): O início da comercialização do novo processador Pentium 4 de 3 GHz da Intel foi adiado devido ao facto de a companhia ter detectado um problema num pequeno número de chips, noticiou a agência Reuters, que revela ainda que o problema, encontrado durante o fim de semana, afectava o desempenho dos semicondutores. Contudo, o chipset acompanhante não foi afectado pela anomalia.