Depois de anunciar o lançamento dos dispositivos Penryn em Abril, a Intel lançou ontem 16 novos processadores de gama alta para PCs e servidores. De acordo com Gordon Moore, o co-fundador da empresa, os processadores anunciados ontem marcam os maiores avanços tecnológicos a nível de transístores das últimas quatro décadas.



Apresentados como dispositivos amigos do ambiente, de baixo consumo energético e de rápido desempenho, estes são os primeiros processadores a utilizarem Hafnium (Hi-k) na sua constituição ao invés do chumbo, como os processadores anteriores.



Tanto os Intel Core 2 Extreme como os Xeon são os primeiros a serem produzidos em 45 nanómetros. Esta migração aumenta para quase o dobro a densidade dos transístores face aos modelos anteriores de 65nm.



As velocidades anunciadas chegam até aos 3,2 GHz para o Xeon 5400, contando este processador de quatro núcleos com uma velocidade de bus de sistema de 1,6 GHz e uma cache de nível 2 de 12MB. Por outro lado, as especificações técnicas dos processadores indicam que os restantes processadores Xeon da linha Penryn oferecem uma velocidade de bus ligeiramente inferior, a 1,33 GHz, de forma a reduzir custos, mas mantendo a arquitectura quad-core. Por sua vez, a série Xeon 5200 representa a opção mais económica para servidores e reduz o número de núcleos para dois e a cache para 6MB.



A fabricante indica que o Intel Core 2 Extreme QX9650 é o único processador de 45nm dirigido ao mercado doméstico de desktops de alto rendimento. O dispositivo pode ser utilizador pelos entusiastas dos videojogos e plataformas de media uma vez que o processador conta com vários melhoramentos face aos modelos actuais, entre os quais maior cache nível 2, e inclui o novo set de instruções SSE4. Este processador O Core 2 Extreme QX9650, a 3 GHz, mantém os 12MB de cache de nível 2, mas reduz a velocidade de bus do sistema para 1,33 GHz.



Os preços dos Intel Xeon Hi-K de 45nm variam consoante a velocidade do processador e capacidades - dos 177 aos 1279 dólares. Os quad-core Intel Core 2 Extreme QX9650 Hi-k de 45nm custam 999 dólares.



Notícias Relacionadas:

2007-10-26 - Intel abre nova fábrica de processadores de 45 nanómetros