A Intel mostrou no Intel Developer Forum em Taipei as vantagens conseguidas pela tecnologia Robson no arranque dos computadores e abertura de aplicações. A tecnologia Robson usa uma memória flash NAND, garantindo um arranque quase imediato do computador, o que equipara o início de actividade do PC ao de sistemas de electrónica de consumo.



Não existem ainda indicações sobre quando esta nova tecnologia pode ser usada em PCs comerciais, mas a Intel garante que o Robson é uma tecnologia madura e pode ser partilhada com outros fabricantes, cita a imprensa internacional.



Para conseguir um arranque quase imediato a informação de boot e das aplicações é executada a partir de um chip de memória flash e não do disco rígido do PC. A reacção mais rápida das memórias flash reduz o tempo necessário ao lançamento da aplicação.



A Intel acrescenta ainda que esta tecnologia poderá reduzir o consumo de bateria nos portáteis, já que a energia necessária para fazer funcionar o chip é inferior à de operação dos discos rígidos.



As placas com a tecnologia Robson podem ter entre 64 MBytes e 4 GBytes de memória, sendo que quanto maior a capacidade de armazenamento, maior o número das aplicações que pode tirar partido de um arranque mais rápido.

Notícias Relacionadas:

2001-10-23 - Intel produz memória flash ideal para telemóveis