A Intel está a desenvolver chips de memória SRAM (static random access memory) com tecnologia de 65 nanómetros. Este processo de fabrico de próxima geração deverá estar disponível em 2005, prevê a Intel, e permitirá duplicar o número de transístores colocados em cada unidade, dotando-a de um maior número de funcionalidades e melhor performance.



A investigação nesta área tem permitido aos fabricantes de chips reduzirem cada vez mais o tamanho dos seus produtos, utilizando tecnologias mais aperfeiçoadas. Disponíveis no mercado estão para já os chips de 130 nanómetros. Os seus sucessores, com tecnologia de 90 nanómetros deverão ser comercializados no próximo ano.



"Os transístores utilizados na Static Random Access Memory (SRAM) são tão reduzidos que é possível arrumar cerca de 10 milhões no espaço de um milímetro", garante a Reuters com base em afirmações dos responsáveis da Intel. Embora os chips SRAM não façam parte do portofólio de produtos desenvolvidos pela companhia, estes foram escolhidas pela Intel para testar a tecnologia de 65 nanómetros "por funcionarem de forma idêntica aos microprocessadores que garantem as funções de computação num PC", adianta Mark Bohr, director para a área de arquitectura e integração da Intel.



Se as previsões da fabricante se concretizarem, a empresa será a primeira a colocar no mercado chips com esta tecnologia. A Intel tem a seu favor o facto de estar a reutilizar muitas das ferramentas já empregues no fabrico de chips de 90 nanómetros o que poupa algum tempo e investimento à companhia.



"A Intel consegue desenvolver os novos chips sem alterações significativas no hardware e no equipamento", Steve Kleynhans da cansultora META Group. A capacidade de produção da Intel resulta de um investimento avultado, realizado ao longo dos últimos três anos em investigação e desenvolvimento. Neste período foram gastos 28 mil milhões de dólares.



Outras empresas do sector estão também a trabalhar na nova geração de chips. No ano passado, a Toshiba e a Sony anunciaram uma parceria nesta área. Mais recentemente foi a vez da AMD e da Infineon que estão a trabalhar conjuntamente em tecnologias complementares ao desenvolvimento de chips de 65 nanómetros.



Notícias Relacionadas:

2003-08-07 - Infineon, Chartered Semicondutor e IBM produzem chips a partir de nanotecnologia


2002-12-03 - Toshiba e Sony desenvolvem processo de fabrico de chips de 65 nanometros


2002-08-14 - Intel divulga novo processo de fabrico de chips de 90 nanómetros


2002-07-30 - AMD, Infineon e UMC aliam-se para o desenvolvimento de semicondutores da próxima geração