A Intel apresentou hoje a iniciativa "Digital Communities" a partir da qual pretende dinamizar a utilização da tecnologia wireless para fornecimento de serviços dos municípios aos cidadãos. A empresa conta com o envolvimento de vários governos locais em diversos continentes e vai patrocinar 13 experiências piloto.



O envolvimento da Intel na promoção da tecnologia sem fios tem já uma longa história, com a empresa a promover programas de certificação de empresas fornecedoras de serviços e de hardware mas também a apoiar o desenvolvimento de grandes projectos. Esta nova iniciativa dirige-se agora principalmente à Administração local, apontando para a possibilidade de mudar os processos de trabalho dos seus funcionários e também a forma como são prestados serviços aos cidadãos.



As "comunidades digitais" contam também com o envolvimento de outras grandes empresas tecnológicas, como a SAP, Cisco e a IBM. Em conjunto com a Intel estas empresas propõem a disponibilização dos seus serviços e produtos para tornar a visão uma realidade.



Entre os municípios envolvidos na iniciativa não se conta nenhum português, apesar das diversas iniciativas que vão surgindo um pouco por todo o país, algumas das quais com carácter inovador, como foi o caso da rede da Parque Expo.



Nas comunidades referenciadas pela Intel incluem-se as norte-americanas Cleveland e Filadélfia e Portland, o município brasileiro Mangaratiba no Rio de Janeiro, Dusseldorf na Alemanha, Jerusalém em Israel, o Principado do Mónaco, Seul na Coreia do Sul, Osaka no Japão e Westminster, no Reino Unido.



Em comunicado a Intel defende que esta iniciativa poderá melhorar a eficiência dos governos locais e melhorar a satisfação dos cidadãos, equiparando os serviços da Administração Pública local às facilidades já garantidas no sector privado.

Notícias Relacionadas:

2003-11-27 - UMIC e Intel com estratégia conjunta para o desenvolvimento da SI em Portugal

2003-02-14 - Projecto Campus Virtuais pretende incentivar acesso móvel à Net a nível nacional