A Intel anunciou um novo processador dirigido ao mercado de storage que complementa a linha Xeon de 64 bits, incluindo tecnologia EM64T - Intel Extended Memory 64 Technology - que permite estender a memória disponível para armazenamento até aos 4 gigabytes, mantendo os níveis de performance dos sistemas.



O processador de 2,8 GHz tem um sistema Bus de 800 MHz e utiliza baixa voltagem permitindo reduzir o consumo energético em cerca de 50 por cento, face à versão não optimizada, de acordo com um comunicado da Intel.



O mesmo documento explica que o processador foi concebido para, em conjunto com o chipset E7520, garantir altos níveis de performance da plataforma em ambientes NAS ou SAN.



No mesmo dia a Intel anuncia que a Emulex vai utilizar a sua tecnologia - Intel Optical Technology - nos seus novos Lightpulse, soluções de storage para sistemas SAN de Fibre Chanel dirigidos ao mercado de pequenas e médias empresas. O Intel TXN31011 Small Form Factor Optical Transceiver será utilizado na versão 2 Gb.



Esta empresa está também a demonstrar a mesma tecnologia a 4 Gbps, usando o Intel TXN31015 Optical Transceiver que permite conectividade de alta velocidade para uma nova geração de sistemas storage em Fibre Channel.



A lista de lançamentos Intel fica completa com o anúncio de um novo compilador baseado na sua arquitectura de 32 bits. O Intel C++ Compiler 8.1 permite melhorias na performance de cerca de 27 por cento face ao actual GNU C Compiler, avança o comunicado.



Tanto o compilador como o novo processador Xeon têm disponibilidade imediata. No caso do compilador, este está disponível com o software QNX por 1,995 dólares, enquanto o novo modelo Xeon pode ser adquirido por 260 dólares para compras acima de mil unidades.



Notícias Relacionadas:

2004-03-03 - Intel actualiza família Xeon MP com lançamento do Gallatin e mais memória cache

2003-10-07 - Intel alarga família Xeon DP com novo Xeon 3,2GHz