Como era esperado, a Intel lançou ontem uma nova versão do seu processador Xeon de 3,06 GHz que inclui cache adicional de 1 MB. A empresa de semicondutores afirma que a cache extra confere a esta nova versão um aumento de 15 por cento de potência em relação ao processador original.



Em termos técnicos, a adição da cache de nível 3 com 1 MB vem complementar a cache de nível 2 com 512 KB integrada em todos os processadores Xeon, conferindo à máquina um pouco mais de 1,5 MB de cache no total e aumentando a quantidade de informação que pode ser processada em simultâneo. Além disto, este chip permitirá aos fabricantes de computadores aumentar a potência dos seus processadores para servidores e estações de trabalho com duplo processador.



À parte da melhoria ao nível da cache, o novo Xeon 3,06 GHz possui as mesmas caraterísticas do último produto da gama Xeon lançado em Março último. Quanto aos preços, a nova versão melhorada vai ser vendida a 690 dólares, em quantidades de mil unidades, tornando-se assim o chip mais caro da gama Xeon para servidores e estações de trabalho com duplo processador.



Para assinalar este novo lançamento, a Intel decidiu baixar os preços do resto da sua linha Xenon até 34 por cento, com a redução mais significativa a verificar-se no Xeon 3,06 GHz normal, que passou de 690 para 455 dólares.



Notícias Relacionadas:

2003-03-11 - Processadores Xeon da Intel ultrapassam barreira dos 3 GHz