A Intel anunciou o lançamento da sua loja de aplicações para netbooks, projecto até agora em versão beta. O anúncio foi feito ontem pela empresa, no Intel Developer Fórum, com a garantia de que a Intel AppUpSM App Store tem disponibilidade global, online. Com aplicações gratuitas e pagas para entretenimento, redes sociais, jogos e produção, a loja conta com uma oferta optimizada para o tamanho de ecrã de um netbook.



Quem utilizar a plataforma pode experimentar as aplicações antes de comprar, como forma de incentivar o interesse na utilização de aplicações que não saem da loja com o sistema operativo integrado no PC.



A Intel também informou que já assinou algumas parcerias com distribuidores de informática, para garantir que o software sairá das suas lojas instalado nas máquinas, e que a nova versão da plataforma apresenta um conjunto de novidades, ao nível das aplicações disponíveis. O Adobe Air é uma das novidades, bem como aplicações específicas de diversas empresas: Accuweather, Barnes & Noble, Funkitron, Gibson Guitars, iWin, Kaplan, KONAMI e Lifetime.



Ficou também a saber-se que a Asus avança, já em Outubro, com uma versão personalizada desta loja de aplicações nos seus PCs, com a designação Asus App Store.

A Intel mostrou ainda uma nova série de processadores Atom, que a empresa antecipa como uma plataforma cada vez mais dirigida a um leque de equipamentos mais abrangente que o tradicional PC. A nova série Tunnel Creek foi desenvolvida a pensar em aplicações integradas com sistemas de entretenimento educativo para automóveis, dispositivos smart grid e telefones IP.



Os novos Intel Atom E600 SoC tiram desta componente (System-on-a-Chip) a capacidade de integrar funções adicionais para o chip e a capacidade de "uma interligação aberta para maior flexibilidade", que facilita o desenho e personalização, explica a empresa em comunicado.



"O SoC inclui suporte 3D, capacidade de codificação H.264 de alta definição para modelos como o "sync-and-go"entre a electrónica de consumo em rede e dispositivos portáteis, e suporte de fluxo de entrada múltipla para permitir o design de aparelhos home gateway economicamente rentáveis", acrescenta a Intel. A mesma componente apoia a gestão energética inteligente, desligando as partes do chip que não se encontram em utilização.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.