A Intel anunciou ontem o lançamento de dois novos produtos de administração de PCs que disponibilizam soluções simples e de baixo custo para gestão de activos e apoio remoto de sistemas informáticos, destinando-se a aumentar o desempenho e reduzir os problemas de segurança para administradores de tecnologias de informação e de centros de suporte a clientes.



O Intel Instant Support Suite permite a resolução à distância de problemas sem a necessidade de visitar fisicamente o cliente. Numa questão de segundos, um elemento da equipa de suporte ao cliente pode utilizar ferramentas e funcionalidades como controlo remoto, transferência de ficheiros, reinicialização da máquina, conversa textual e fornecimento de informação em tempo real sobre o sistema de forma a aumentar a eficiência total.



De forma a manter a segurança do sistema informático, no final da sessão o software cliente é automaticamente removido. Por outro lado o programa Intel Instant Support Suite ocupa menos de 300 KBytes, permitindo a realização de downloads rápidos e a pedido pelos utilizadores dos PCs, mesmo aqueles que possuam ligações tradicionais à Internet. Este produto vai estar disponível a partir de 29 de Março e cada consola de agente de help desk terá um preço de 7.995 dólares (9.058 euros), existindo descontos para compras em volume de 10 ou mais consolas.



Por outro lado, o Intel LANDesk Asset Service oferece aos administradores de tecnologias da informação a possibilidade de efectuarem um inventário do hardware, software e configuração de PCs desktops, portáteis e servidores numa rede de uma empresa a pedido e de uma forma eficiente em termos de custos. Depois de se encomendar o serviço à Intel, pode-se efectuar inventários ilimitados das redes durante um prazo de 30 dias e receber os dados sob a forma de um ficheiro XML.



Os dados são transmitidos através da tecnologia Secure Sockets Layer (SSL), não sendo deixada qualquer pista nos sistemas dos clientes aquando da conclusão do processo de auditoria, o que permite manter a segurança do sistema. Os dados auditados são visíveis através de uma série de formatos de relatório.



Para além disso, este serviço da Intel permite monitorizar e analisar o tipo de software que está instalado em cada nó da rede, simplificando a auditoria e a documentação sobre o cumprimento das licenças de software, sem que seja necessário reconfigurar a actual infra-estrutura tecnológica. O Intel LANDesk Asset Service está disponível desde ontem por uma taxa mensal de sete dólares (7,93 euros) por cada nó.


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