A Intel anunciou hoje o lançamento de três novos processadores Pentium 4 e chipsets concebidos a pensar nos utilizadores de PCs desktop domésticos e empresariais mas que integram funcionalidades até agora tipicamente presentes em computadores de preço mais elevado.

Entre as fabricantes de computadores pessoais que deverão efectuar anúncios individuais de novos modelos com preços inferiores a mil dólares integrando os componentes apresentados pela Intel, contam-se a IBM, Dell, Gateway e Acer. De acordo com a fabricante de chips, os seus novos processadores Pentium 4 - funcionando à velocidade de 2,4 GHz, 2,6 GHz e 2,8 GHz - vêm equipados com a tecnologia Hyper-threading que permite que os utilizadores realizem em simultâneo vária tarefas com o computador sem que este desacelere o seu funcionamento.

Assim, por exemplo, os PCs empresariais vão poder correr mais facilmente
software anti-vírus, comprimir ficheiros e encriptar mensagens de
correio electrónico ao mesmo tempo, ao passo que os computadores pessoais
domésticos poderão executar jogos ao mesmo tempo que editam vídeos. Os novos chips também possuem um bus de sistema de 800 MHz, representando o caminho entre os processadores e outros componentes do computador.

Outros produtos a serem lançados hoje serão os chipsets Intel da série 865 - anteriormente conhecidos pelo nome de código Springdale -, incluindo o 865G, o 865PE e o 865P - anteriormente conhecido por Canterwood -, que suporta os bus de sistema mais lentos da Intel de 400 e 533 MHz.

A série Springdale integra suporte de memória DDR400 de duplo canal, AGP8x e suporte interno para ATA/RAID série e uma nova arquitectura destinada a aumentar o desempenho das redes Gigabit Ethernet. Os chipsets foram desenvolvidas para eventualmente funcionarem com a nova geração do Pentium 4, denominada Prescott.

O 865G representa o início do novo Programa Intel Stable Image Platform (anteriormente conhecido pelo nome de código Granite Peak) revelado no Intel Developer Forum de Fevereiro. Segundo a Intel, o objectivo desta iniciativa consiste em
disponibilizar aos fabricantes de computadores os mesmos drivers de hardware e software durante pelo menos 12 meses para ajudar a simplificar e a estabilizar as compras para actualizações por parte de compradores empresariais de PCs. A companhia norte-americana afirmou que a sua próxima família de chipsets, com o nome de código Grantsdale, não irá estar disponível antes de 2004.

O Programa Granite Peak incorpora uma nova geração de gráficos integrados, designada Intel Extreme Graphics 2, e destina-se aos segmentos de mercado de desktops para consumidores e empresas de elevado volume. O chipset também oferece um bus dedicado para redes baseado na Communications Streaming Architecture (CSA) da Intel, que funciona em conjunto com o novo Intel PRO/1000 CT Desktop Connection.

Em quantidades de mil unidades, os processadores Pentium 4 de 2,8 GHz, 2,6 GHz e 2,4 GHz com tecnologia de Hyper-threading poderão ser adquiridos a um preço de 278, 218 e 178 dólares. O chipset 865G custa 44 dólares se integrar software RAID e 41 dólares sem RAID, ao passo que o 865PE tem um preço de 39 dólares se vier com software RAID e 36 dólares, sem. Já o 865P custa 36 dólares com e 33 dólares sem software RAID.

Notícias Relacionadas:
2003-04-14 - Intel
lança processador Pentium 4 de 3 GHz e chipset i875P com bus de 800
MHz

2003-02-22 - Intel
divulga futuros lançamentos de processadores para desktops