Nas eleições legislativas de Domingo (27 de Setembro), será testado um novo interface que visa dar autonomia e privacidade a pessoas com necessidades especiais no "simples" acto de votar.

Trata-se de um interface "áudio-táctil", explicaram à Lusa os responsáveis pelo projecto. O boletim de voto é colocado entre um teclado de computador liso e uma espécie de grelha com relevo. Quando os eleitores tocam na grelha, as informações contidas no boletim são-lhe transmitidas em áudio, por meio de uns auscultadores - que lhes garantem privacidade.

A grelha possui também umas aberturas por cima dos quadrados - destinados à cruz - onde o leitor deverá indicar a sua intenção de voto.

O projecto do CERTIC - Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, pretende proporcionar independência e privacidade no voto a idosos, analfabetos e pessoas com deficiência visual - algo que muitas vezes fica comprometido pela necessidade de ajuda no desempenho destas tarefas.

Esta experiência piloto visa testar a exequibilidade dos equipamentos. Os eleitores que forem exercer o seu direito de voto, durante a manhã, na Escola Secundária S. Pedro, em Vila Real, serão convidados a experimentar o interface.

Depois de votarem da forma tradicional terão oportunidade de simular o acto eleitoral numa situação de incapacidade (com uma venda nos olhos, por exemplo), recorrendo ao novo equipamento do CERTIC. Serão também convidados a participar os candidatos a deputados pelo círculo eleitoral de Vila Real.

A UTAD foi a primeira universidade da Europa a incluir no seu programa uma licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas da Europa, em 2007.

Nas eleições para o Parlamento Europeu, em Junho, o CERTIC convidou os eleitores a tentarem votar de cadeira de rodas, como forma de alertar a sociedade para as dificuldades de acesso a algumas mesas de voto.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.