A Microsoft anunciou a disponibilização da beta 2 da futura versão do seu Internet Explorer ao mesmo tempo que a Secunia emitia um alerta de segurança que apontava uma nova falha à versão actual do popular browser da gigante do software, o Internet Explorer 6.



Segundo a Secunia, a vulnerabilidade é causada pelo processamento de sequências de comandos HTML e é considerada "extremamente grave". Presente no IE em sistemas Windows com o Service Pack 2, a falha permitiria a execução remota de códigos maliciosos e o consequente acesso ao PC do utilizador por hackers.



O anúncio da empresa de segurança chega exactamente duas semanas após a Microsoft divulgar o seu boletim de correcção mensal referente ao mês de Abril (ver Notícias Relacionadas). A actualização corrigiu dez falhas no navegador, nomeadamente uma vulnerabilidade classificada como "crítica" que permitia o ataque remoto ao PC e que ficou vinte dias sem correcção.



Versões de teste antecedem IE7 mais seguro


A beta 2 do IE7 tem 11,9 MB e está disponível gratuitamente para download a partir do endereço www.microsoft.com/windows/ie/ie7. A nova versão do browser, cujo produto final será lançado no último trimestre deste ano, apresenta-se em inglês, e pode correr em Windows XP 64 bits e Windows Server SP1, tal como em Windows XP SP2, informa a Microsoft num comunicado.



Segundo a Microsoft, o programa recebeu atenção redobrada quanto aos problemas de segurança, incluindo recursos contra phishing e spyware, além de comandos de controlo de privacidade que permitirão ao utilizador apagar dados como passwords ou o histórico de sites visitados.



Além da disponibilidade da nova versão beta do IE7, a Microsoft quer igualmente que os utilizadores experimentem o browser e reportem os erros e bugs que encontrarem. Para tal prepararam um repositório público que abrangerá os EUA, a Alemanha e o Japão.


Notícias Relacionadas:

2006-04-12 - Microsoft avança com três updates de segurança críticos

2006-03-24 - Nova falha de segurança no Internet Explorer já tem exploit

2006-03-28 - Futura versão de Internet Explorer ganha repositório público de bugs