O inventor de uma das mais utilizadas técnicas de encriptação de dados anunciou que está a trabalhar num programa que pretende transpor para as comunicações de voz sobre IP as mesmas garantias de segurança introduzidas nas comunicações que circulam através de email, com a generalização do uso do seu software.



Phil Zimmermann garantiu numa conferência de segurança em Las Vegas que está prestes a concluir um protótipo do seu novo programa que se baseia no conhecido Pretty Good Privacy. O PGP foi lançado como projecto open source em 1991 e colocou o seu mentor sob investigação durante mais de três anos por alegadas violações às restrições de exportação de software de criptografia em vigor nos Estados Unidos, que acabaram por não se confirmar.



O especialista garante agora que está em fase final de desenvolvimento de uma primeira versão de um software, que permite encriptar as comunicações de Voz sobre IP durante todo o seu percurso, evitando que sejam alvos fáceis de intercepção por parte de terceiros, bastando para isso que emissor e receptor da chamada usem os mesmos protocolos.



A versão final do programa deverá estar disponível no final do próximo ano, apta a aplicar em soluções de VoIP, antes disso o especialista planeia lançar uma preview do código. Por decidir está ainda o modo como o irá fazer e se será "formalmente um projecto open source", referiu.



Zimmermann admitiu ainda ter já desenvolvido contactos com algumas empresas do sector, mas não adiantou mais pormenores, refere a Associated Press.



Notícias Relacionadas:

2002-10-14 - Versão beta de PGP 8.0 já está disponível

2002-08-13 - Descoberta mais outra falha de segurança no software de encriptação Pretty Good Privacy