O português é uma das 45 línguas que ficam hoje acessíveis no Deep Research do Gemini, abrangendo agora utilizadores do Gemini Advanced em todo o mundo, anunciou a Google. Baseada na Inteligência artificial da empresa da Alphabet, permite explorar temas mais complexos, respondendo de forma mais abrangente e com um relatório que pode ser exportado para um documento.
O Deep Research junta a capacidade de pesquisa com a inteligência artificial do Gemini e foi lançado no início de dezembro, ficando agora disponível para mais línguas, o que alarga a capacidade de se tornar útil a mais utilizadores. A Google apresenta-o como um "assistente pessoal de investigação", com "capacidades agentivas" e diz que pode fazer o trabalho mais difícil por si.
Os planos de investigação, o trabalho de pesquisa e as informações mais relevantes podem ser encontradas em poucos minutos, sendo depois verificada e analisada para poder partir desta base. O documento fica organizado com os links para as fontes originais, o que permitirá aceder aos sites onde a informação está publicada e continuar a explorar.
De notar que o Gemini pode demorar 5 a 10 minutos a gerar o relatório, por isso não espere respostas imediatas. A Google avia que para questões mais complexas pode ainda demorar mais tempo, e que há limites de pedidos diários e também de número de relatórios gerados por dia, mas não indica claramente qual é esse limite.
O Deep Research é a primeira funcionalidade do Gemini a pôr em prática a visão de "agentes" da Google, com um sistema que usa os conhecimentos da Google no domínio na pesquisa de informação relevantes na web para orientar a navegação e a investigação do Gemini. A empresa lembra que esta capacidade agentivas é aliada ao raciocínio avançado do Gemini e à capacidade de resposta do modelo com 1 milhão de tokens, o que garante um relatório abrangente e com estatísticas úteis e fáceis de ler.
A ferramenta está integrada no Gemini Advanced para desktop e mobile web e vai chegar à aplicação Gemini a partir do início de 2025. É preciso ativar a opção "Gemini 1.5 Pro com Deep Research" no menu antes de começar a usar esta funcionalidade.
"O Deep Research é a ferramenta perfeita se for um empresário a iniciar um pequeno negócio e quiser reunir rapidamente uma análise da concorrência e recomendações de localizações adequadas, ou se for um profissional de marketing a pesquisar campanhas de marketing recentes com tecnologia de IA como benchmark para o planeamento de 2025", escreve Dave Citron, diretor sénior e gestor de produto da aplicação Gemini num post publicado no blog da empresa.
Veja o vídeo de apresentação do Gemini 2.0:
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