Publicado em Abril deste ano, um documento de trabalho de uma equipa de investigadores dos Laboratórios da Hewlett-Packard aponta alguns novos desenvolvimentos na tecnologia de arrefecimento de microprocessadores. A investigação foi notícia na edição de hoje do New York Times e mostra como a utilização das técnicas de injecção de tinta usadas nas impressoras de jacto de tinta estão a ser aplicadas na redução da temperatura dos circuitos de computadores.



A equipa de investigação dos laboratórios da Hewlett-Packard é liderada por Chandrakant D. Patel. Entre outros focos de investigação este grupo tem-se dedicado à necessidade de arrefecer os microprocessadores, que atingem uma temperatura cada vez mais elevada devido à miniaturização dos transístores que permitem que mais elementos sejam colocados em placas de dimensões mais reduzidas.



Usando algumas das técnicas desenvolvidas para as impressoras de jacto de tinta, os investigadores da Hewlett-Packard estão a borrifar com líquido de refrigeração, não corrosivo e não condutor, a superfície dos semicondutores, conseguindo desta forma uma redução da temperatura.



De acordo com o white paper publicado sobre o tema, um conjunto de pulverizadores poderia ser ligado e desligado de forma a arrefecer pontos particularmente quentes dos semicondutores de forma eficiente. Como principal aplicação a equipa aponta os servidores blade, que concentram em pouco espaço todos os componentes necessários para o funcionamento de um servidor.



Os investigadores planeiam substituir com esta tecnologia as ventoinhas que actualmente se encontram sobre a maioria dos microprocessadores. Uma versão comercial deste sistema de arrefecimento poderá estar pronta até 2005, segundo indicações dos investigadores.

Notícias Relacionadas:

2002-05-21 - IBM desenvolve transístores ultra-rápidos baseados em nanotubos de carbono

2002-05-14 - HP Portugal apresenta nova estrutura organizativa

2002-01-24 - HP e UCLA recebem patente por tecnologia de construção de chips à escala molecular