Pela primeira vez desde sempre, investigadores dos laboratórios de pesquisa dos Bell Labs - da norte-americana Lucent - conseguiram visualizar um átomo individual de impurezas em silício no seu estado natural no interior de um cristal.
Este feito foi alcançado mediante a utilização de um microscópio especial de electrões e foi comparado pelos cientistas como sendo tão difícil como ver uma pegada na Lua a partir da Terra. A descoberta foi divulgada num artigo publicado ontem, dia 25, na revista científica Nature.
Desta forma, a comunidade científica poderá compreender melhor o modo como as impurezas influenciam as propriedades dos semicondutores, uma condição essencial para diminuir as dimensões dos futuros equipamentos electrónicos de alta velocidade e de forma a que a Lei de Moore se mantenha válida.
Gordon Moore, co-fundador da Intel previu em 1965 que o número de transístores contidos num semicondutor iria duplicar em cada 18 meses, verificando-se simultaneamente um redução em 50 por cento na área ocupada.
Designadas por "dopantes" pela indústria electrónica, as impurezas são introduzidas nos semicondutores como o silício de forma a disponibilizar carga para os condutores que controlam as propriedades eléctricas dos semicondutores. Dentro de poucos anos, será então possível determinar a função de um determinado dispositivo com poucos átomos de impurezas.
Empregando um microscópio de digitalização e transmissão de electrões, uma equipa liderada por David Muller, um físico dos Bell Labs, visualizaram os átomos dopantes no interior de cristais de silício, tal como existem nos dispositivos actuais. As técnicas empregues anteriormente não tinham sido capazes de observar no interior dos cristais.
O método dos Bell Labs é bastante maleável e pode ser aplicado a qualquer tipo de material, tendo sido já empregue na caracterização e resolução de problemas em componentes optoelectrónicos.
Notícias Relacionadas:
2001-10-18 - Cientistas do Bell Labs criam transístores a partir de moléculas orgânicas
2001-08-28 - Cientistas atingem supercondutividade a temperaturas mais elevadas
2001-06-28 - Bell Labs descobre que fibra óptica pode transmitir 100 Terabits
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários