Investigadores norte-americanos estão a desenvolver um sistema que permitirá às pessoas com incapacidades visuais o acesso a informações sobre pontos de interesse nas ruas.

Apoiado numa plataforma bluetooth, o sistema Talking Points permite que um utilizador ouça a informação que outro pedestre poderia obter através de cartazes, guias, sinais ou notícias.

Esta ferramenta está a ser trabalhada pela Universidade do Michigan e será apresentada internacionalmente esta semana, nomeadamente no Reino Unido e Coreia.

Um dos cientistas responsáveis pelo desenvolvimento do Talking Points, caracteriza o sistema como "o primeiro passo para uma realidade áudio virtual concebida para pessoas que padeçam de cegueira ou uma ferramenta útil até para um cidadão sem deficiências".

Agora, o objectivo será publicitar a plataforma de forma a vendê-la comercialmente por preços acessíveis a todos. Cerca de 20 dólares é o preço avançado na imprensa internacional por esta ferramenta que será anexável a qualquer equipamento que tenha uma ligação sem fios.

O dispositivo é ligado a um auscultador que transmitirá ao utilizador informações acerca do local onde ele se encontra por cada vez que passar por um Talking Point.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.