Investigadores norte-americanos estão a desenvolver um sistema que permitirá às pessoas com incapacidades visuais o acesso a informações sobre pontos de interesse nas ruas.
Apoiado numa plataforma bluetooth, o sistema Talking Points permite que um utilizador ouça a informação que outro pedestre poderia obter através de cartazes, guias, sinais ou notícias.
Esta ferramenta está a ser trabalhada pela Universidade do Michigan e será apresentada internacionalmente esta semana, nomeadamente no Reino Unido e Coreia.
Um dos cientistas responsáveis pelo desenvolvimento do Talking Points, caracteriza o sistema como "o primeiro passo para uma realidade áudio virtual concebida para pessoas que padeçam de cegueira ou uma ferramenta útil até para um cidadão sem deficiências".
Agora, o objectivo será publicitar a plataforma de forma a vendê-la comercialmente por preços acessíveis a todos. Cerca de 20 dólares é o preço avançado na imprensa internacional por esta ferramenta que será anexável a qualquer equipamento que tenha uma ligação sem fios.
O dispositivo é ligado a um auscultador que transmitirá ao utilizador informações acerca do local onde ele se encontra por cada vez que passar por um Talking Point.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários