A plataforma Android continua a crescer. Ainda recentemente a Google anunciou que já são descarregadas na loja de aplicações do sistema operativo mais de mil milhões de aplicações por mês (contra 18 mil milhões na Apple). Os números da comScore também revelam que o número de subscritores de smartphones Android é quase o dobro do número de subscritores de iPhone nos Estados Unidos.
Mesmo assim, a preferência dos programadores continua a ir para a plataforma da Apple. O iOS soma um número muito superior de novos projetos ao longo de todo o ano, uma tendência que se confirma neste último trimestre.
Os dados são da Flurry e indicam que desde o início de outubro foram iniciados mais de 16 mil novos projetos pensados para as duas plataformas: 73% visam o iOS e 27% o sistema operativo Android.
A distribuição de preferências dos programadores tem sido idêntica nos trimestres anteriores, com exceção dos três primeiros meses do ano, quando a distribuição de projetos iniciados era mais idêntica entre as duas plataformas, com o iOS a somar 63% dos novos projetos e o Android 37 por cento.
Na análise explica-se que a preferência pelo iOS está relacionada com vários aspetos. Nos Estados Unidos terá sido relevante o facto da Apple ter conseguido levar o dispositivo para a Sprint, depois de anos de uma parceria exclusiva com a Verizon.
O efeito iPad também é considerado, tal como o impacto na comunidade do esforço feito pela Apple para manter um roadmap de atualização dos produtos, que assegure novidades interessantes ao nível do hardware e do software a cada novo lançamento. Também esta estratégia da Apple terá impacto junto dos programadores na hora de decidirem para que plataforma pretendem desenvolver as suas aplicações.
A receita gerada é o factor de peso na decisão. Os programadores que escolhem a plataforma da Apple acabam por conseguir remunerar melhor o seu esforço. De acordo com os cálculos da Flurry, por cada dólar ganho na App Store, a mesma aplicação permite ganhar 24 cêntimos de dólar no Android Market.
O estudo da Flurry tem em conta os projetos que tiraram partido das suas ferramentas de análise Flurry Analytics, cerca de 55 mil empresas em mais de 135 mil projetos. Desde o início do ano a ferramenta terá sido usada em mais de 50 mil aplicações.
Em termos globais, a empresa estima que as suas tecnologias estejam presentes em 25% de todas as aplicações descarregadas no Android Market e na App Store.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Nota de redação: Corrigida uma gralha na palavra ano.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
App Flying Calmy quer ajudar os mais receosos a lidarem com voos turbulentos -
Site do dia
Pare dois minutos para respirar com a ajuda deste website -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários