O mais recente lançamento da Apple está, definitivamente, a conquistar os consumidores. Pelo menos os norte-americanos, com a maioria dos potenciais clientes a afirmarem que prefeririam o iPad a um netbook. Mas os portáteis mais pequenos também perdem quando comparados com os tradicionais.

As conclusões são de um estudo recente, levado a cabo pelo site de vendas de produtos electrónicos Retrevo.

Quando o serviço de compras online perguntou aos clientes se estes ponderavam comprar um iPad ou um netbook, 78 por cento responderam que optariam pelo tablet da Apple.

Entre aqueles que já tinham comprado equipamentos deste género a opinião não é tão consensual.

Foi perguntado aos visitantes se resolveram adiar a compra de um netbook depois Steve Jobs ter anunciado, em Janeiro, que ia apresentar o iPad - para tomarem uma decisão depois de lançado o produto. Embora setenta por cento admitam ter esperado para ver, apenas 30 por cento optaram pelo tablet da maçã, enquanto 40 por cento acabaram por comprar um netbook.

Há ainda uma fatia de 30 por cento dos entrevistados que afirma não ter sequer esperado pelo lançamento do iPad para pedir o seu netbook.

A análise, baseada em inquéritos a mais de mil clientes do Retrevo nos EUA, mostrou também que os tradicionais portáteis continuam a ser bastante populares, principalmente os modelos mais baratos. Sessenta e cinco por cento dos inquiridos disse que preferiria um notebook a netbook, caso se visse confrontado com essa escolha durante este ano.