O iPad chega esta semana a mais nove países, entre os quais se incluem a Bélgica, Áustria, Holanda, Luxemburgo ou Irlanda, por exemplo, anunciou a Apple.

Portugal mantém-se fora da lista, na sequência daquilo que já tinha sido anunciado pela empresa quando, em Maio, revelou os planos de comercialização para o tablet em vários países europeus.

A data marcada é sexta-feira, 23 de Julho, e na rota do tablet da marca da maçã estão ainda Hong Kong, México, Nova Zelândia e Singapura.

A disponibilização dos dispositivos neste grupo de mercados havia sido prevista "para Julho", mas faltava saber ao certo qual a data em que começariam a ser vendidos.

No que respeita aos preços para a Europa, a empresa já tinha revelado que estes iriam oscilar entre os 479 euros para o modelo mais simples (com Wi-Fi e 16GB de memória) e os 779 euros, no caso do equipamento topo de gama, que inclui 64GB e ligação 3G.

No comunicado à imprensa, a fabricante refere ainda que o computador "chegará a muitos outros países este ano", remetendo para momento posterior a divulgação de datas e preços.

Ao contrário do que alguns sentenciavam, o equipamento tem-se revelado um sucesso de vendas. O dispositivo tem colhido o interesse do público em vários mercados, incluindo aqueles em que foi primeiro disponibilizado na Europa. Aqui, à semelhança do que aconteceu nos EUA, o iPad gerou filas de interessados durante as horas que antecederam o seu lançamento, no final do mês de Maio.

Nota da Redacção: Foi corrigida uma referência ao iPad, onde se lia que este era um computador de bolso. De facto este tablet não caberá em qualquer bolso, exigindo um modelo com bolsos bastante grandes...