O tablet de segunda geração da Apple terá esgotado em todos os canais de venda durante o primeiro fim-de-semana em que esteve disponível, afirma o estudo hoje divulgado pela consultora Piper Jaffray, que destacou uma equipa para acompanhar o lançamento.

De acordo com as estimativas, terão sido adquiridos entre 400.000 e 500.000 iPads 2 nos dois dias que se seguiram à chegada às lojas dos equipamentos e as lojas contactadas pelo grupo, como a Best Buy ou Target Corp, já não tinham dispositivos para venda ao final de domingo.

No site da Apple para os EUA, onde o iPad 2 podia ser encomendado desde o princípio da tarde de sexta-feira, já só havia, este domingo, equipamentos para entrega daqui a um mês. Quando se deu início à comercialização online, o prazo para entrega dos tablets era de menos de uma semana.

Nos estabelecimentos físicos, o novo iPad foi colocado à venda ao final do dia (pelas 17h locais), com a habitual corrida por parte dos "Apple Fanboys", que costuma marcar os lançamentos da marca. Mas desta vez não foram só os adeptos incondicionais do logótipo da maçã que apareceram.

Segundo a consultora, embora a maioria dos que compraram o dispositivo nos primeiros dias já sejam detentores de algum dispositivo Apple (65% de iPhones e 51% de Macs), 49 por cento eram, por exemplo, utilizadores de PCs.

Outra das conclusões a retirar dos inquéritos realizados entre os 236 entrevistados nas filas para as lojas é a de que 70 por cento dos potenciais clientes não tinha a primeira versão do iPad. Vinte e quatro por cento já tinham um Kindle e apenas 6 por cento planeiam usar o iPad para ler ebooks - o que, segundo os analistas, mostra que a Apple está não só a conseguir alargar a sua base de clientes, como a criar a um nicho de mercado.

Gene Munster, o analista que liderou a equipa da Piper Jaffray, avança ainda que a empresa pode superar as 5,5 milhões de vendas de iPads inicialmente previstas para o trimestre que acaba no final de Março.

Outro analista citado pela Bloomberg, Trip Chowdhry da Global Equities Research, coloca a hipótese de terem sido vendidas três vezes mais unidades na estreia do iPad 2 que no lançamento da primeira geração do tablet, avançando que todas as lojas da Best Buy contactadas pela sua equipa tinham esgotado o seu stock de iPads 2 em quatro minutos.

"Não nos surpreenderia se tivessem sido vendidos perto de um milhão de iPad2 no seu fim-de-semana de estreia", arrisca Scott Sutherland, da Wedbush Securities, ouvido pela Reuters, com base na percepção de que as lojas da Best Buy contactadas venderam todos os equipamentos disponíveis em 10 minutos.

A maioria dos analistas ouvidos por esta agência aponta, no entanto, para que se tenham vendido entre 350.000 e 400.000 unidades este fim-de-semana, mas os números oficiais da Apple ainda não foram divulgados, esperando-se que tal aconteça nos próximos dias.