(Atualizada) A Apple está a melhorar o mecanismo de distribuição do iPhone fora dos Estados Unidos e tem vindo a reduzir os prazos para chegada às lojas dos novos smartphones no país e nos principais mercados. Poucas horas depois do anúncio do iPhone 5 em São Francisco a TMN e a Vodafone já confirmaram que vão vender o equipamento a partir de 28 de setembro em Portugal. A Optimus acabaria por dar também a confirmação de que vai ter o novo iPhone à venda no mesmo dia.

Portugal está no segundo grupo de países a receber o iPhone 5. Primeiro serão os Estados Unidos da América, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Singapura e no Reino Unido, já a 21 de setembro. Uma semana depois seguem-se mais 22 países, onde se incluem a Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Hungria, Irlanda, Itália, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Nova Zelândia, Noruega, Polónia, Portugal, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia e Suíça.

Os preços para Portugal (e para este grupo de países) continuam a estar no segredo dos deuses. As duas operadoras ainda não revelam detalhes e a loja da Apple em Portugal ainda refere um lacónico “em breve”, tal como a loja de Espanha.



[caption][/caption]

O Reino Unido já anuncia os valores a partir de 529 libras e os franceses colocam a fasquia a partir de 679 euros, o mesmo valor praticado na Alemanha e provavelmente um preço equivalente ao que será praticado em Portugal sem fidelização a operadores. Estes trÊs países estão na lista dos que começam a receber pré-encomendas a 14 de setembro, com vendas nas lojas uma semana depois, dia 21.




[caption][/caption]

Nos Estados Unidos os preços revelados na apresentação contemplam a associação a planos de fidelização com operadoras com duração de dois anos com a versão de 16 GB do novo iPhone a custar 199 dólares, enquanto a versão de 32 GB custa 299 dólares e quem preferir 64 GB paga mais 100 dólares.

Estão também contempladas reduções de preços para os modelos antigos. O iPhone 4S sofrerá uma redução de 100 dólares, com modelos disponíveis a partir dos 99 dólares, pela versão de 8GB, enquanto o iPhone 4 será disponibilizado gratuitamente - também com ligação a um dos operadores com os quais a Apple mantém acordos, embora não tenha sido detalhado em que condições.

Na apresentação das parcerias com operadores na Europa a TMN teve até destaque na lista de operadores, aparecendo bem colocada no mapa europeu.



[caption][/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação.

(2ª atualização) A Optimus também confirmou que vai ter o iPhone à venda no dia 28 de setembro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.