"De casa só é preciso trazer a vontade de fazer música", lê-se no site da Casa da Música, onde durante o dia de hoje decorre um workshop seguido de apresentação de uma orquestra de iPhones.

A sala de espectáculos no Porto fornece todo o equipamento, desde os smartphones da Apple ao software e plataformas necessários à participação nas actividades, que são abertas ao público a partir dos seis anos.

Ao longo do workshop de quatro horas, designado Sons do Dia, os participantes vão explorar as potencialidades iPhone, que através das suas aplicações se pode transformar num instrumento.

Durante o processo de criação, os participantes terão oportunidade também de experimentar o potencial da associação do equipamento a outros instrumentos acústicos e electrónicos, como o gamelão robótico, taças tibetanas, guitarras, flautas, sintetizadores ou amplificadores.

O objectivo final é a criação de uma orquestra e interpretação de um repertório que vai incluir os clássicos e as composições originais, num concerto com passagem pelas várias salas da Casa da Música. E que pode ser assistido por todos aqueles que, embora curiosos, preferem não "meter as mãos na massa".