Prestes a atingir o milhão de utilizadores, entre downloads e versões distribuídas em CD-ROM, a aplicação de cálculo de IRS da Jurinfor está a registar este ano um crescimento superior ao esperado. De utilização gratuita na versão Monoagregado, que conta com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, o IRScalc2002 já quase duplicou o número de downloads realizado no ano passado.



Depois de ter distribuído quase meio milhão e cópias em do IRScalc 2001, Nuno Mendonça, presidente do conselho de administração da Jurinfor, explicou ao TeK que já esperava um grande crescimento para este ano. Entre as razões que justificam esta expectativa estão a nova funcionalidade de entrega online da aplicação e também o incentivo que a Direcção Geral de Contribuições e Impostos está a dar este ano para a entrega do IRS pela Internet.


Pela primeira vez o IRScalc permite a entrega online da declaração de IRS, mediante a exportação de um ficheiro que pode ser importado no site da DGCI. Esta funcionalidade está disponível desde o final do mês de Fevereiro e facilita muito o processamento do imposto por parte dos contribuintes.



Até agora os utilizadores do IRScalc - e de outras aplicações de simulação, cálculo e preenchimento de declarações de impostos - , tinham de duplicar a introdução de dados se quisessem entregar a declaração online. Normalmente os utilizadores do IRScalc utilizavam a aplicação para fazer a simulação do imposto, inserindo depois todos os dados novamente nos formulários electrónicos fornecidos pela DGCI, os únicos aceites no sistema de entrega de impostos online.



Por enquanto só está disponível a entrega online para o modelo 3, anexo A e H (trabalhadores dependentes e pensionistas), que devem, entregar a sua declaração de IRS até ao próximo dia 17 de Março. A versão de entrega online para os trabalhadores independentes deverá estar terminada nas próximas semanas, sendo disponibilizada antes di final de Março.



O presidente do conselho de administração da Jurinfor explica que estes números de cópias distribuídas ainda não são finais. Na próxima semana serão entregues com o jornal Público 80 a 100 mil CD-ROMs que contêm a aplicação IRScalc 2002. Além disso, "estamos ainda no período de maior número de downloads", justifica.



Por contabilizar ficam ainda os impostos de utilizadores individuais que são calculados pelos contabilistas que usam a versão profissional. "Temos contabilistas que calculam entre 3 a 4 mil agregados e esses não conseguimos contabilizar", acrescenta Nuno Mendonça.

Notícias Relacionadas:

2002-09-17 - IRScalc 2002 possibilitará a entrega da declaração de IRS online