Um grupo de gigantes do software, entre as quais se contam nomes como Microsoft, Adobe e Symantec, lançou esta semana uma iniciativa que visa sensibilizar os utilizadores de soluções tecnológicas da necessidade de manterem o software atualizado.

A iniciativa, designada Semana Internacional das Atualizações (International Technology Upgrade Week, na designação original, em inglês), teve início esta segunda-feira, com as empresas a chamarem a tenção para os perdas de eficiência e problemas de segurança associados a pouco cuidado nesta matéria.

A propósito da Semana das Atualizações, foi divulgado o resultado de um estudo conduzido pelo Skype, entre utilizadores dos EUA, Reino Unido e Alemanha, que revela que três quartos dos inquiridos indicam que é a segurança a razão pela qual fazem atualizações.

O objetivo das empresas passa por veicular a mensagem de que apenas por via de atualizações regulares é possível aos consumidores tirarem partido dos benefícios introduzidos pelas melhorias introduzidas nas soluções.

Apesar das preocupações com a segurança, os utilizadores apresentam alguma resistência à ideia de fazerem upgrades frequentes ao software, reconhecem as tecnológicas. De acordo com os números apurados pelo inquérito do Skype, 25% dos clientes recusaram fazer atualizações porque não viam qualquer benefício na mudança. Vinte e seis por cento não compreendiam qual o objetivo da atualização em causa.

Quatro em cada dez entrevistados admitiram que não atualizam as soluções da primeira vez que tal lhes é solicitado e 75% reconheceram que precisavam de receber entre três e cinco avisos antes de se decidirem a descarregar a instalar a nova versão do software.

[caption]fonte: Skype[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.