Se muitos jogadores investem o seu tempo a explorar todos os recantos, mecânicas, puzzles e desafios dos mundos que os videojogos têm para oferecer, também existe uma comunidade que tem apenas um único objetivo: terminar o desafio o mais rápido possível. É a chamada de comunidade de speedrunners, jogadores que procuram todos os truques, bugs e exploits para traçar atalhos para os caminhos mais rápidos e diretos para terminar a aventura.

Havia bastante curiosidade para saber em quanto tempo os jogadores, que participam nestas verdadeiras corridas, iriam demorar a terminar The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom. Desde que o jogo foi lançado a meio de maio, foram sendo registados alguns tempos impressionantes, sobretudo numa aventura construída para durar dezenas de horas (ou centenas se o mundo for todo vasculhado) até rolarem os seus créditos.

Veja na galeria imagens de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom

O certo é que o primeiro recorde “digno de registo” foi de 1h34 minutos, mas rapidamente esse tempo foi sendo lapidado por outros jogadores e neste momento já se alcançou o marco inferior a uma hora. O primeiro registo foi de 59 minutos e 22 segundos, alcançado pelo jogador japonês Zdi6923. Mas a comunidade é conhecida por se superar constantemente e uma vez que os registos têm de obrigatoriamente de ser acompanhados de vídeos de todo o percurso, há uma oportunidade de análise e descobrir onde é possível melhor os tempos

O certo é que ao longo de apenas um dia novos recordes são estabelecidos e o jogador que cruzou a marca inferior a uma hora já foi ultrapassado. No momento em que publicamos esta notícia, segundo o website Speedrun, o recorde está agora no australiano SlyZorua, tendo registado 57 minutos e 54 segundos, batendo outro recorde do dia 1 de junho do finlandês Samura1man de 58 minutos e 51 segundos. O vídeo com todo o percurso pode ser visto no seu canal de YouTube.

speedrun Zelda Tears of the kingdom
Fonte: Speedrun.com

Um aspeto interessante nesta aventura Tears of the Kingdom, em particular, é que mais de metade do tempo que os jogadores demoram na sua corrida é a passar a ilha flutuante inicial, Great Sky Island. Esta serve de tutorial de acesso às habilidades do protagonista Link para utilizar durante o resto da aventura. O tempo que o utilizador atualmente recordista demorou a passa-la foi de 36 minutos e 37 segundos.

De notar que a comunidade tem regras especiais para cada jogo, desde o que é considerado o início (desde o carregamento do jogo) até ao momento final da aventura. Durante as corridas pelos melhores tempos são listadas etapas que por norma são pilares obrigatórios para se conseguir chegar ao fim, cujos tempos também vão sendo registados. As submissões são validadas pelos moderadores e testemunhadas pela própria comunidade.