Já há Raspberry Pi para venda. Depois de esgotados os primeiros exemplares, a confirmação da reposição de stock chega na forma de um email que as empresas responsáveis pelo fabrico das peças para o minicomputador estão a enviar aos internautas pré-inscritos, avisando-os de que podem proceder à compra, por 32,88 euros.

Os internautas que manifestaram interesse em adquirir o minicomputador oficialmente apresentado em dezembro e se registaram para serem dos primeiros a comprar a máquina, quando disponível, começaram a receber uma mensagem contendo um código que lhes permite concretizar a compra.

Cada um dos destinatários das mensagens apenas pode comprar um Raspberry Pi (e todos os acessórios de que precise - cartões de memória, cabos, transformadores), devido ao número limitado de unidades disponíveis, explica o email que recebemos.

A mensagem contem um link para uma página criada pela RS Components e Allied Electronics para o efeito, e reservada a quem tenha recebido o referido "código de ativação". No site, os visitantes são também informados da data prevista para entrega dos equipamentos: 10 semanas.

[caption][/caption]

Aqueles que pretendam adquirir o equipamento mas não tenham feito o pré-registo, podem ainda fazer a manifestação de interesse que os habilita a receber um email com o código necessário para concretizar a compra. Não se sabe, porém, quando o mesmo será enviado.

O Raspberry começou a ser desenvolvido em 2006, com o objetivo de criar um computador pequeno e barato, que estivesse ao alcance dos bolsos dos estudantes e mudasse a forma como estes se relacionam com as máquinas e com a programação.

O resultado é o um micro-computador de 85,60mm x 53,98mm x 17mm e 45 gramas de peso, que se liga a uma televisão (ou monitor) e a um teclado e pode ser usado para muitas das tradicionais funções de um PC, como o processamento de texto, criação de folhas de cálculo ou para jogar. Além disso, suporta reprodução de vídeo em alta definição.

O modelo agora em comercialização é o B, equipado com um processador ARM de 700MHz, 256 MB de RAM, entrada para cartões SD e a distribuição Fedora do Linux instalada.

Nota da Redação: O artigo foi alterado para clarificar que se trata de uma nova remessa de equipamentos que começa a chegar aos consumidores, depois de esgotadas as primeiras unidades.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.