A Infogrames/Atari, a maior produtora de videojogos na Europa, anunciou hoje que o seu novo título "Enter the Matrix" já vendeu mais de um milhão de cópias desde o seu lançamento há uma semana atrás, a 15 de Março. Este jogo de acção adapta ao universo dos PCs e das consolas o filme "Matrix Reloaded" da Village Roadshow Pictures, que chega hoje aos grandes ecrãs portugueses.

O jogo, desenvolvido pela Shiny Enterrainment - um estúdio da Atari - é o título de entretenimento que lidera a lista dos mais vendidos em todo o mundo, tendo ultrapassado os seus mais directos concorrentes na PlayStation 2 em dois para um e na Xbox em quatro para um. O "Enter the Matrix" foi desenvolvido também para a plataforma PC mas também para as consolas PlayStation 2 da Sony, GameCube da Nintendo e Xbox da Microsoft.

Estes dados demonstram que as vendas do jogo não foram prejudicadas pelas
críticas negativas divulgadas na comunicação social, mas os analistas avisam, contudo, que esta estreia fulgurante terá que ser ainda confirmada, especialmente quando o jogo enfrentar a concorrência de outro êxito potencial, o Tomb Raider 6 da Eidos, que deverá ser lançado no próximo mês. Isto porque os jogos vídeo costumam vender normalmente 25 a 30 por cento do stock inicial nas primeiras semanas após o seu lançamento.

A Atari distribuiu quatro milhões de cópias do jogo a retalhistas de todo o mundo e os analistas consideram que o título deverá vender todas essas cópias para que a empresa recupere o montante investido neste projecto. A América do Norte representou 60 por cento das vendas até agora, ao passo que a Europa foi responsável por apenas 40 por cento do número de cópias vendido. O jogo deverá ser lançado no Japão a 19 de Junho.

O site Gamerankings.com, que recolhe as críticas de jogos
publicadas na Web, divulgou uma pontuação entre 70 e 80 por cento para o
"Enter the Matrix", bastante atrás da média superior a 90 por cento do novo título de estratégia da Microsoft, Rise of Nations.

Notícias Relacionadas:
2003-05-08 - Infogrames muda de nome recuperando designação Atari