O jogo Under Siege, desenvolvido pela empresa portuguesa Seed Studios para a PlayStation 3 ainda não foi lançado. O título é o primeiro desenvolvido a nível nacional para aquela geração da plataforma de jogos da Sony e já assegura suporte ao comando de movimento Move.



O título assumiu lugar central no road map de desenvolvimento da empresa do Porto ao longo dos últimos anos. As primeiras imagens e o primeiro trailer do jogo foram mostrados na primeira metade de 2009.



Nessa altura a empresa estimava concluir o processo de desenvolvimento e lançar o jogo ainda nesse ano, como indicava informação no site oficial. A previsão não se concretizou e foram alinhadas novas datas para 2010.

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De acordo com informações fornecidas por um dos responsáveis da empresa, em entrevista ao Portugal Gaming em Julho do ano passado, a saída de um membro da equipa e a intenção de adicionar suporte para o Move atrasaram a conclusão do jogo, que por essa altura começaria a ser testado por uma empresa inglesa para confirmar um conjunto de conformidades necessárias. Na mesma entrevista a Seed Studios ainda admitia que o jogo estivesse pronto em Agosto do ano passado.



Em Setembro, a empresa marcou presença no Portugal Tecnológico, onde demonstrou o Under Siege - incluindo ao Primeiro Ministro, que por lá parou breves minutos garantindo alguma atenção adicional ao stand - e fez a apresentação oficial do jogo à imprensa. Nessa altura alinhou o lançamento para Novembro.



No site do jogo é agora possível ler uma nota que indica que o lançamento do título, que terá distribuição exclusiva online e para a consola da Sony, acontecerá durante o primeiro trimestre deste ano. Também já é possível saber o preço do Under Siege, que irá custar 14,99 euros.



O TeK tem tentado contactar a empresa que desenvolveu o Under Siege e que no final de Janeiro venceu o prémio de 80 mil euros Zon Criatividade em Multimédia.



A Seed Studios nasceu em 2006. Entre os investidores iniciais estão a Norhold e a LT Studios. Pelo caminho a empresa recorreu a financiamento do IAPMEI, de incentivo às PMEs, angariando os recursos necessários para desenvolver os jogos que alinham o seu road map.



Entre os títulos já desenvolvidos pela empresa e publicados estão Toyshop - que chegou à versão portátil da Nintendo em 2008 - ou Aquatic Tales, ambos comercializados pela GameInvest e Sudoku for Kids, disponibilizado para a mesma plataforma. Antes das consolas a empresa também fez algumas incursões nos jogos para PC.

Filipe Pina, produtor da Seed Studios, falou entretanto com o TeK e explicou que os atrasos no lançamento do jogo se devem a imprevistos que surgiram na fase final de testes da plataforma.


Estes imprevistos, que levaram à necessidade de fazer vários acertos finais, resultam sobretudo da possibilidade de edição que o título disponibiliza e que aumenta o número de variáveis a considerar, explica Filipe Pina.


O responsável também sublinhou que esta é a primeira vez que a Seed Studios chama a si todo o processo, desde o desenvolvimento, produção e lançamento do jogo, neste caso, para a PS3 e para o mercado online, em exclusivo. Uma decisão que a empresa continua a considerar acertada mas que admite ter também tido algum impacto no processo.


Nota de redacção: A notícia foi actualizada com declarações de Filipe Pina, produtor do Under Siege e co-fundador da Seed Studios.

Cristina A. Ferreira