Em 1990 a Nintendo fez uma digressão diferente pelos EUA: tinha criado um jogo especial para a NES onde os jogadores tinham pouco mais de seis minutos para conseguir o maior número de pontos possível em níveis dos jogos Super Mario Bros., Rad Racer e Tetris. Os finalistas e vencedores foram premiados com esse desafio único numa disquete rara - só 116 foram distribuídas em todo o mundo.

Os colecionadores foram apanhados desprevenidos quando na semana passada ficou-se a saber que um desses jogos da consola da Nintendo estava à venda, em leilão, no eBay e faltavam poucos dias para que o concurso terminasse. Iniciou-se uma corrida "louca" para ver quem ficava com o jogo.

A dita disquete foi arrebatada por um comprador que pagou 99.902 dólares, cerca de 72.900 euros, escreve o Engadget. O que os participantes do leilão não sabiam é que o sucesso da iniciativa fez com que outros dois detentores do jogo raro da NES também colocassem as suas versões à venda, sendo uma delas ainda mais rara - apenas foram feitas 36 em todo o mundo.

Essa versão é dourada e foi uma das que teve como destino premiar o vencedor do desafio que teve lugar no século passado. Quando ainda faltam oito dias para terminar o período de ofertas, o jogo já vale mais de 30 mil dólares no eBay, tendo sérias probabilidades de ultrapassar o valor de 100 mil dólares conseguido pela versão já vendida.

A segunda disquete que está à venda é de cor cinzenta e ainda está dentro da caixa original. Neste momento parece não conseguir rivalizar com a congénere dourada, já que a oferta máxima está neste momento pouco acima dos 120 dólares - mas com um preço tão baixo certamente que o valor final da oferta vai ser superior.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico