Anualmente são lançados milhares de jogos na plataforma digital Steam, mas quantos suportam a localização em português? A Game Sensor, especialista em compilação de dados do Steam, realizou um estudo sobre a evolução das localizações dos títulos lançados em português. Segundo foi esclarecido ao SAPO TEK, os números referem-se às localizações em português de Portugal, excluindo a localização no Brasil.

A Game Sensor olhou para os últimos nove anos para determinar a percentagem de projetos que contam com localização em português. Numa primeira análise foram contabilizados os jogos pagos disponíveis na plataforma de venda da Valve. Entre 2016 a 2018 houve um crescimento de títulos localizados em português, mas desde então o número tem vindo a cair significativamente. Em 2018, no seu pico, cerca de 8% dos jogos eram localizados, dos 7.182 títulos lançados na plataforma. Mas olhando para 2022, o número de lançamentos duplicou para 14.109, mas apenas cerca de 4% foram localizados.

O aumento de lançamentos está também associado ao boom de títulos indie disponibilizados no Steam nos últimos anos, muitos deles produzidos por pequenos estúdios que não têm a capacidade de os adaptar a diferentes idiomas e quando isso acontece a língua portuguesa acaba por não ser uma prioridade, refere a Game Sensor.

Veja na galeria gráficos com os dados sobre as localizações em português dos títulos lançados no Steam:

Nesse sentido, numa segunda análise aos dados compilados, a especialista decidiu criar uma estatística em separado, focada em jogos com capacidade para alcançar uma audiência mais alargada. Foram considerados os títulos com vendas acima das 10 mil unidades como populares.

E mais uma vez a tendência foi de queda, depois do crescimento até 2018, as localizações em português têm vindo a cair. E atualmente, a percentagem é inferior à do seu pico em 2018 e 2020 (12%), que havia recuperado depois da quebra de 2019. Em 2021 e 2022 a quebra foi acentuada, alcançando os níveis de 2014, de cerca de 8%.

Apesar da percentagem em termos de lançamentos ser muito gradual e com tendência de quebra, o estudo mostra que em termos absolutos registou-se um crescimento quase anual do número de projetos com suporte a português. O melhor ano foi 2021 que registou 654 títulos localizados em português, mas anualmente são lançados mais de 500 jogos com localização nacional no Steam. Um número bem superior aos lançamentos registados em 2014 e 2015, com 96 e 176 projetos, respetivamente.

A Game Sensor referiu ao SAPO TEK que o número de jogos com localização em português pode ser aumentado ao construir-se uma comunidade portuguesa no Steam, que muitas vezes é avaliada pelos estúdios na decisão de adaptar os seus projetos a outras línguas. Para tal, os jogadores devem utilizar as interfaces do Steam em português, deixar comentários aos jogos e jogar os títulos na localização nacional são outras sugestões deixadas para aumentar a perceção relativa à língua. Segundo estatísticas oficiais do Steam, a Game Sensor diz que apenas 0,3% dos utilizadores na plataforma atualmente jogam, comentam e comunicam em português de Portugal.