A Nintendo não tem muito boa reputação no que diz respeito à continuidade do seu ecossistema online das contas dos utilizadores entre as gerações das suas consolas. Na passagem da Wii U para a Switch, os jogos não migraram entre as consolas, em formato de retrocompatibilidade (algo que aconteceu entre a Wii e Wii U). Por outro lado, as suas rivais Sony e Microsoft mantiveram a mesma infraestrutura, garantindo que os jogadores pudessem aceder às suas bibliotecas de jogos da consola anterior para a nova geração.

A gigante nipónica quer garantir o sentido de continuidade entre a Switch e a sua próxima consola, cujos planos de anúncio ainda não são conhecidos. Numa recente reunião de investidores, o presidente e CEO da Nintendo, Shuntaro Furukawa, disse que a empresa está a fazer todos os esforços para garantir que os seus clientes possam fazer compras na sua conta de forma mais fluída na transição entre as consolas.

Há dose dupla de Super Mario Bros. a chegar à Switch ainda durante 2023
Há dose dupla de Super Mario Bros. a chegar à Switch ainda durante 2023
Ver artigo

Tudo indica que os jogos comprados na loja online da Switch podem ser utilizados na futura consola. Na tradução do documento da reunião, o presidente da Nintendo afirmou que muitos clientes estão a jogar títulos exclusivos da loja online e que a proporção das vendas digitais está a aumentar em comparação às consolas anteriores. E acrescenta que continuará a propor jogos exclusivos e únicos na sua consola futura. E que a empresa está a planear utilizar a Conta Nintendo para ajudar os jogadores a fazer a transição para a próxima consola.

Na mesma reunião, o presidente da Nintendo admitiu que a Switch começou a perder o gás nas vendas, na entrada do seu sétimo ano no mercado. Ainda assim, projeta vender 15 milhões de consolas e cerca de 180 milhões de jogos no atual ano período fiscal, que acaba em março de 2024.

Shuntaro Furukawa disse que é difícil vender o seu hardware com o mesmo ritmo dos últimos anos, mas por outro lado, muito graças à gigantesca base de unidades instalada, abrem-se grandes oportunidades de negócio para o software, neste caso os jogos. E afirma que continuará a lançar novos títulos, assim como conteúdos adicionais para os jogos existentes. Prova disso foi a revelação de grandes novidades na mais recente Nintendo Direct, incluindo o regresso de Super Mario Bros. num novo título original 2D, o remake do primeiro Super Mario RPG e outras novidades a serem lançadas no segundo semestre de 2023 e também em 2024.

Veja na galeria imagens de Super Mario Bros. Wonder que vá chegar à Switch este ano: