A JP Sá Couto comunicou que vai entregar mais 61 mil portáteis Magalhães no Uruguai, passando a somar 120 mil equipamentos destinados aos alunos abrangidos pelo Plano Ceibal. O mercado latino continua a ser uma das grandes apostas da empresa, que tem capitalizado o interesse destes países na utilização das tecnologias da informação e comunicação nos planos educativos.

No Uruguai a JP Sá Couto venceu dois concursos públicos para a produção dos computadores baseados no Classmate da Intel, deixando para trás concorrentes como a OLPC, BGH, Computer Depot e Positivo, a empresa brasileira que já se assumiu como maior fabricante de computadores da América Latina.

Jorge Sá Couto, presidente da JP Sá Couto, afirma em comunicado que “a aprovação da JP Sá Couto no concurso público do Governo do Uruguai vem testemunhar o sucesso da nossa estratégia de internacionalização o que, para nós, é mais um motivo de orgulho”.

A empresa portuguesa, com sede em Matosinhos, tem negócios nos cinco continentes, marcando presença em mais de 60 países através de parceiros OEM. A América Latina continua a ser um dos principais enfoques da estratégia de internacionalização sobretudo devido aos projetos educativos em que participa na Venezuela, Uruguai e Argentina, mas também a Hungria se assume como um destino importante dos portáteis Magalhães, que se estrearam em Portugal com o projeto e-escolinha, no qual foram distribuídos mais de 500 mil equipamentos.

O Plano Ceibal desenvolvido no Uruguai tem muitas semelhanças com o português e-escola e foi dinamizado em 2007 pelo ex-Presidente da República do Uruguai, Tabaré Vásquez, com o objetivo de promover a igualdade no acesso à informação e ao conhecimento. Em quatro anos foram entregues mais de 450 mil computadores a alunos do ensino básico e secundário, a par de outras inovações realizadas no sistema educativo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador