Está programado para se activar amanhã um worm de difusão em massa que promete modificar ou destruir ficheiros Word ou PDF. Ao longo da semana as empresas de segurança têm divulgado estimativas do número de infecções provável, a aguardar ordem de comando para desencadear o ataque.


Segundo estas estimativas espera-se que estejam infectados milhares de PCs em várias partes do mundo, com especial destaque para o Peru, a Turquia ou a Itália, alerta a F-Secure.



Conhecido por Blackworm ou Kamasutra, o worm tenta desactivar os sistemas de antivírus do utilizador para posteriormente alterar os ficheiros com determinadas extensões. Chega ao PC através do email e usa mensagens sugestivas e de cariz sexual, razão pela qual foi rapidamente apelidado de Kamasutra, instalando-se na máquina com a abertura do anexo constante na mensagem.



Para se proteger, os utilizadores devem assegurar-se que estão a utilizar a última versão disponível do seu antivírus, alertam as empresas acrescentando que estão mais seguros aqueles utilizadores cujas máquinas estão configuradas com privilégios de administração limitados, o que trava a execução do programa.



A Symantec emitiu ontem, ao final do dia, um comunicado onde garantia que recentemente não identificou picos de actividade "ou comportamento ‘incomum’ que possa ultrapassar as precauções usuais para lidar com um worm de email em massa". De acordo com a classificação da empresa, o Kamasutra é um worm de nível 2 numa escala que termina nos 5.



A Trend Micro considera que "este é um vírus destrutivo que apaga e escreve por cima de diferentes ficheiros presentes no sistema, atingindo os formatos mais comuns como .DOC, .XLS, .PPT, .PDF e .ZIP", sublinha Jamz Yaneza , Analista Sénior de Ameaças na Trend Micro.



O responsável acrescenta que "para além de fazer perder muita informação, este vírus torna também o teclado e rato inactivos, deixando o sistema bloqueado”. De acordo com a avaliação da Trend Micro foram já afectados pelo vírus 150 países.



Notícias Relacionadas:

2006-01-24 - Virus Kamasutra infecta meio milhão de PCs em 24 horas

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.